Lugano

Diego Alfredo Lugano Moreno
Lugano
Data de Nascimento02/11/1980
NacionalidadeUruguaia
Local de nascimentoCanelones (URU)
Altura1,88m
Peso84kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeFenerbahce
Número
2

História

Clubes por onde passou
  • Nacional (URU): 1999-2001
  • Plaza (URU): 2001-2002
  • Nacional (URU): 2002-2003
  • São Paulo (BRA): 2003-2006
  • Fenerbahce (TUR): 2006-2010

Lugano encarna o espírito guerreiro da equipe do Uruguai, tradicionalmente um time de muita entrega em campo e cujo capitão é o zagueiro que fez sucesso no São Paulo campeão da Libertadores e Mundial em 2005.

O zagueiro foi, durante toda a campanha das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, o capitão da Celeste e é peça fundamental da equipe do técnico Oscar Tabarez. Lugano foi o autor, inclusive, do gol que deu a vitória ao Uruguai no primeiro jogo da repescagem para o Mundial da África do Sul contra a Costa Rica – na partida de volta, no Uruguai, ‘Loco’ Abreu anotou o tento que empatou o embate e selou a classificação para a Copa.

Ainda que tenha obtido um relativo êxito jogando em seu país natal, foi no São Paulo que a carreira de Diego Lugano deslanchou de vez. Liderando a equipe ao lado de Rogério Ceni (com quem o zagueiro diz que aprendeu a se destacar na defesa), Lugano era o símbolo da raça daquele time que conseguiu se sagrar campeão da Libertadores e do Mundial da Fifa.

Bom no jogo aéreo e marcador implacável, o então defensor do São Paulo despertou o interesse de diversos clubes no exterior e após quatro anos com a camisa do tricolor paulista se transferiu para o Fenerbahçe da Turquia, onde formou defesa ao lado do brasileiro Roberto Carlos.

Em 2010, o jogador participou da histórica campanha do Uruguai na Copa do Mundo da África do Sul, que ficou com a quarta colocação, posição que a seleção não alcançava desde 1970. Na disputa do terceiro lugar, os uruguaios perderam para a Alemanha por 3 a 2. Lugano se machucou e ficou de fora da semifinal contra a Holanda e voltou contra os alemães.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host