Vitor Baía

Vitor Manuel Martins Baía
Vitor Baía
Data de Nascimento15/10/1969
NacionalidadePortuguesa
Local de nascimentoSão Pedro da Afurada
Altura1,84m
Peso78kg
Participações em Copa1 (2002)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Porto (POR): 1988 - 1996
  • Barcelona (ESP): 1996 - 1998
  • Porto (POR): 1999 - 2007

Mesmo preterido por Luiz Felipe Scolari do grupo de Portugal que foi à Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, o goleiro Vitor Baía tem o nome escrito como um dos maiores jogadores da história do futebol de seu país.

Baía é lenda do Porto, clube em que passou a maior parte de sua carreira e onde conquistou o Campeonato Português em dez oportunidades. Ainda pela equipe, o "guarda-redes" conquistou dois títulos internacionais, pois foi titular nas campanhas vitoriosas na Copa da Uefa de 2003 e Liga dos Campeões da Europa de 2004, no time dirigido pelo badalado técnico José Mourinho.

Em 1996, Baía foi levado pelo técnico inglês Bobby Robson para o Barcelona. Mas, atuando pelo gigante espanhol, o goleiro não conseguiu um bom desempenho. No gol do Barça, o português colecionou mais frustrações do que alegrias.

Com 80 partidas com a camisa da seleção lusa, Vítor Baliza, apelido que ganhou da torcida, foi o titular de Portugal na Copa do Mundo de 2002, sediada conjuntamente entre Coreia do Sul e Japão. Mas o time que era dirigido pelo treinador Antonio Oliveira fracassou logo na primeira fase.

Dois anos mais tarde, Vitor Baía brilhou na campanha vitoriosa do Porto na Liga dos Campeões da Europa. O goleiro português foi fundamental para sua equipe nas partidas eliminatórias contra Manchester United e La Coruña. Também teve boa atuação na decisão diante do Monaco.

Depois de perder a titularidade no Porto para o brasileiro Helton, Baía decidiu se aposentar quando estava com 37 anos. Pelo time do estádio do Dragão, o goleiro disputou 406 partidas. Segundo dados pessoais, ele esteve em campo por 525 ocasiões nas 18 temporadas que disputou.

Mais Jogadores da Portugal

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host