Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira
Eusébio
Data de Nascimento25/01/1942
NacionalidadePortuguesa
Local de nascimentoLourenço Marques (MOC)
Altura1,75m
Peso73kg
Participações em Copa1 (1966)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Sporting de Lourenço Marques (MOC): 1957 - 1960
  • Benfica (POR): 1960 - 1975
  • Rhode Island Oceaners (EUA): 1975
  • Boston Minutemen (EUA): 1975
  • Toronto Metros-Croati (EUA): 1976
  • Monterrey (MEX): 1976
  • Beira Mar (POR): 1976 - 1977
  • Las Vegas Quicksilvers (EUA): 1977
  • União de Tomar (POR): 1977
  • New Jersey Americans (EUA): 1978

Em 1966, o mundo esperava mais uma Copa de gala de Pelé. Mas a "estrela negra" que acabou roubando o show nos gramados da Inglaterra vestia vermelho e verde. O português Eusébio marcou nove gols e ofuscou o astro brasileiro, inclusive no confronto entre as seleções dos dois países. Ele foi o líder da equipe lusa na conquista da terceira colocação no Mundial da Inglaterra.

Artilheiro daquela Copa, o "Pantera Negra" começou a se destacar naquela na vitória sobre o Brasil por 3 a 1, quando marcou dois gols. A partida marcaria a eliminação dos então bicampeões mundiais, que deixaram o torneio ainda na primeira fase.

Além da Copa da Inglaterra, Eusébio conquistou dois títulos da Liga dos Campeões da Europa pelo Benfica, em 1961 e 1962. Para muita gente, esses feitos fazem do atacante o melhor jogador europeu da década de 60. O artilheiro português era um atacante de muitos recursos. Era perfeito em quase todos os requisitos, como cabeceio, chute com os dois pés, visão de jogo e posicionamento.

O craque do Benfica enfrentou uma infância pobre no bairro de Mafalála, em Lourenço Marques (hoje Maputo), em Moçambique. Aos 15 anos, começou a jogar pelo Sporting local, uma espécie de filial do Sporting de Portugal.

Apesar das recomendações à matriz, o Benfica foi mais rápido e, no início de 1961, contratou a revelação moçambicana. Naquele mesmo ano Eusébio chegou à seleção de Portugal.

O garoto de Moçambique apareceu para o mundo em um amistoso entre Benfica e Santos, disputado em Paris. O time brasileiro, comandado por Pelé, ganhava por 5 a 0 quando Eusébio deixou o banco como a última esperança para se evitar um vexame ainda maior. Em 20 minutos, fez três gols.

Eusébio jogou no Benfica até 1975. Deixou o clube para perambular por equipes do Canadá, México e Estados Unidos, mas já distante de sua forma. Por muitos anos Eusébio ostentou a marca de maior artilheiro da história da seleção portuguesa, com 41 gols em 64 jogos. Mas este recorde foi superado por Pauleta, que se tornou o grande goleador do selecionado luso com 47 gols, em 88 partidas.

O melhor jogador da história de Portugal ganhou uma estátua no Estádio da Luz, em Lisboa, por toda sua contribuição ao Benfica e à seleção. Em 2000, foi escolhido como o melhor esportista português de todos os tempos. Eusébio também foi apontado pela Fifa como um dos dez maiores jogadores do século passado.

Já em fevereiro de 2010, o "Pantera Negra" foi homenageado pelo presidente da Uefa, o ex-jogador francês Michel Platini, com o Prêmio Presidente da Uefa em reconhecimento à impagável contribuição ao futebol europeu.

Mais Jogadores da Portugal

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host