João Silva Pinto

João Domingos da Silva Pinto
João Silva Pinto
Data de Nascimento21/11/1961
NacionalidadePortuguesa
Local de nascimentoVila Nova de Gaia
Altura1,73m
Peso74kg
Participações em Copa1 (1986)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Porto-POR: 1981 - 1997

O lateral-direito João Silva Pinto jamais atuou por Portugal em uma partida de Copa. Fez parte do grupo que foi eliminado logo na primeira fase do mundial de 1986, mas acabou não entrando em campo. Mesmo assim, o jogador é um dos grandes nomes da história da seleção portuguesa, pois está na relação dos atletas que mais defenderam a camisa lusa, em 70 partidas.

Como jogador, participou da "era dourada" do Porto nos anos 80, quando a equipe conquistou uma série de títulos e virou definitivamente um "grande" do futebol europeu.

O principal título de João Silva Pinto com o Porto foi a Liga dos Campeões da Europa, em 1987, com a vitória histórica contra os alemães do Bayern de Munique na decisão.

João Silva Pinto foi um jogador caracterizado pela aplicação tática e raça. Ele também se notabilizou pela liderança que exercia sobre seus companheiros. Nos anos 90, era chamado de "O capitão" na seleção.

Depois de disputar mais de 400 jogos pela primeira divisão do Nacional com a camisa do Porto, único clube que defendeu na carreira, o ex-lateral pendurou as chuteiras para iniciar a carreira de treinador. Atualmente ele trabalha como auxiliar no Porto.

Mais Jogadores da Portugal

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host