Nelson Valdez

Nelson Antonio Haedo-Valdez
Nelson Valdez
Data de Nascimento28/11/1983
NacionalidadeParaguaia
Local de nascimentoCaaguazu (PAR)
Altura1,78m
Peso71kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeBorussia Dortmund
Número
18

História

Clubes por onde passou
  • Atlético Tembetary (PAR): 2000-2002
  • Werder Bremen (ALE): 2002 a 2006
  • Borussia Dortmund (ALE): 2006-2010

Nascido em Caaguazu, o atacante começou sua carreira no Atlético Tembetary, do Paraguai, em 2000. Dois anos depois, assim que completou 18 anos, acertou sua transferência para o Werder Bremen, da Alemanha, após uma proposta do próprio presidente do clube, Juergen Born.

Ao chegar no novo país, Valdez realizou testes na equipe B do Werder, onde passou a atuar. Em 30 jogos, o garoto fez 15 gols. Após ver o bom rendimento do atacante, o técnico Thomas Schaaf o promoveu ao time principal em 2003. Em sua primeira temporada, não marcou tantos gols (apenas cinco em 23 jogos), mas recebeu muitos elogios de seu treinador.

O bom desempenho no clube europeu rendeu-lhe uma convocação para o Mundial sub-20 da Fifa daquele ano, realizada nos Emirados Árabes. Na competição, Valdez foi titular e teve sua melhor apresentação justamente contra a Alemanha, quando o Paraguai venceu por 2 a 0 e o jovem atacante marcou um gol.

Após a Copa América de 2003, enquanto se preparava para a viagem à Grécia, onde disputaria os Jogos Olímpicos de Atenas, Valdez recebeu a notícia de que o Werder Bremen não o havia liberado. Por isso, ele não fez parte do grupo que conquistou a prata em 2004.

Sem abaixar a cabeça, Valdez continuou jogando bem na Alemanha e sagrou-se campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha. Como recompensa pelo bom desempenho, o atacante foi convocado para algumas partidas das eliminatórias sul-americanas e para o Mundial da Alemanha.

Na Copa do Mundo de 2006, Valdez foi o titular do ataque da equipe comandada por Aníbal Ruiz, mas não conseguiu mostrar o bom futebol que vinha demonstrando na Alemanha e não marcou nenhum gol na competição. Já nas eliminatórias para 2010, ele marcou cinco gols na campanha do Paraguai, que se classificou em terceiro lugar.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host