Edgar Barreto

Édgar Osvaldo Barreto Cáceres
Edgar Barreto
Data de Nascimento15/07/1984
NacionalidadeParaguaia
Local de nascimentoAssunção (PAR)
Altura1,77m
Peso82kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeAtalanta
Número
8

História

Clubes por onde passou
  • Cerro Porteño (PAR): 2001-2003
  • NEC (HOL): 2004–2007
  • Reggina (ITA): 2007–2009
  • Atalanta (ITA): 2009–2010

Irmão do goleiro reserva da seleção paraguaia Diego Barreto, Edgar jogou três anos no Cerro Porteño antes de despertar o interesse do time holandês NEC, onde atuou como volante durante quatro temporadas.

No entanto, por ser rápido, ter um bom passe e ser bom nos chutes de longa distância, ele passou a ser utilizado também como meia armador na seleção paraguaia e nos seus clubes seguintes, o Reggina e o Atalanta, da Itália.

Até por essas características, o paraguaio quase foi parar em outra posição. Quando pequeno, arriscou-se como atacante. No entanto, por orientação do pai que observava seu modo de jogar, virou volante.

Além das características de marcação, Barreto tem nas bolas paradas uma de suas principais armas. E, como não poderia ser diferente, ele tem como ídolo um jogador de sua posição: o holandês Edgard Davids. "É um craque", diz.

Vestindo a camisa da seleção, foi um dos principais jogadores das categorias sub-17 e sub-20 e capitão do time que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas e que eliminou a seleção brasileira de Diego e Robinho ainda no Pré-Olímpico.

Na Copa do Mundo de 2006, Barreto foi titular em duas das três partidas da equipe na primeira fase. Nas eliminatórias para o Mundial de 2010, ele foi uma das principais peças da seleção paraguaia, participando de 14 dos 18 jogos do time na competição.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host