Tony Meola

Antonio Michael Meola
Tony Meola
Data de Nascimento21/02/1969
NacionalidadeNorte-americana
Local de nascimentoBelleville, Nova Jersey
Altura1,85m
Peso93kg
Participações em Copa3 (1990, 1994 e 2002)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Brighton & Hove Albion (ING): 1990 - 1991
  • Watford (ING): 1991
  • Fort Lauderdale Strikers (EUA): 1991 - 1994
  • Long Island Roughriders (EUA): 1995
  • MetroStars (EUA): 1996 - 1999
  • Kansas City Wizards (EUA): 1999 - 2004
  • Red Bull New York (EUA): 2005 - 2006

Tony Meola é considerado um dos maiores ídolos históricos do "soccer" dos EUA. A curiosidade é que, além disso, ele também já se aventurou em outras modalidades. A mais conhecida delas é a ida para o futebol americano.

Em 1994, já consagrado como goleiro da seleção dos Estados Unidos em duas Copas do Mundo, Meola se arriscou no time do New York Jets, da NFL. O goleiro ocupou a função de kicker, mas foi dispensado antes que o ano acabasse. Além disso, ele também passou pelo futebol indoor, além de quase ter se tornado jogador de beisebol nos tempos de estudante.

Meola também ficou célebre pelo rabo-de-cavalo que usava em campo para prender seus longos cabelos. A vaidade com o penteado era tanta que Meola se recusou a adotar um corte curto como pediu o técnico Bora Milutinovic antes da Copa de 1994.

O camisa 1 bateu o pé e o comandante não se atreveu a cortá-lo da equipe. Porém, já veterano, Meola abriu mão do cabelo longo. O goleiro poderia ter disputado quatro Copas, mas, em 1998, estava afastado da seleção norte-americana e nem foi lembrado na convocação.

Em 2002, teve uma participação como terceiro goleiro, sem chegar a entrar em campo. Sua primeira convocação para a seleção principal aconteceu em junho de 1988, em uma partida contra o Equador.

Meola começou a carreira jogando pela Universidade da Virgínia, ao lado de outros grandes jogadores como Tab Ramos e John Harkes. Em 1990, o goleiro assinou seu primeiro contrato profissional, com o Brighton & Hove Albion, da Inglaterra.

Sua passagem pelo Brighton foi tímida e rápida, assim como pelo Watford no ano seguinte. Em meados de 1991, decidiu voltar aos Estados Unidos para jogar pelo Fort Lauderdale Strikers. Meola chegou a jogar futebol indoor pelo Buffalo Blizzard antes de acertar com o Long Island Rough Riders, em 1995.

Com a criação da MLS (Major League Soccer), a divisão principal do futebol norte-americano, Meola foi jogar no New York/New Jersey MetroStars, clube que defendeu por três temporadas.

Em 1999, ele foi contratado pelo Kansas City Wizards, mas perdeu boa parte de sua primeira temporada por conta de uma lesão. No ano seguinte, entretanto, Meola estava em grande fase e ajudou a equipe a chegar ao título da liga.

Depois de alguns anos convivendo com lesão, os Wizards o dispensaram em 2005. Antes de deixar a MLS, Meola passou pelo MetroStars, que se transformou em Red Bull. Em 2006, Tony Meola foi convocado pelo então técnico Bruce Arena para defender a seleção em um amistoso contra a Jamaica, que terminou empatado por 1 a 1. A partida marcou a 100ª participação do goleiro no time principal dos Estados Unidos.

Mais Jogadores da Seleção Americana

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host