Hierro

Fernando Ruiz Hierro
Hierro
Data de Nascimento23/03/1968
NacionalidadeEspanhola
Local de nascimentoMálaga
Altura1,87m
Peso81kg
Participações em Copa4 (1990, 1994, 1998 e 2002)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Valladolid (ESP): 1988 - 1989
  • Real Madrid (ESP): 1989 - 2003
  • Al-Rayan (QAT): 2003 - 2004
  • Bolton (ING): 2004 - 2005

Irmão mais novo de uma família de jogadores, Fernando Hierro começou sua carreira esportiva no time infantil do Torre del Mar, equipe de sua cidade natal, mas as comparações com os mais velhos dificultaram muito a vida do jovem atleta. Sua raça e entusiasmo em campo o levaram às divisões de base do Málaga.

Mas a passagem pelo clube não foi das melhores e Hierro preferiu voltar às origens para defender o Vélez, que disputava torneios regionais, a ser emprestado para um time de outra cidade. Mais maduro, Hierro aceitou a proposta do Valladolid, clube pelo qual estreou como profissional, em 1988.

Depois de uma temporada pelo modesto clube, foi contratado pelo Real Madrid, onde construiu uma vitoriosa carreira. Jogando como zagueiro, líbero ou volante, rapidamente conquistou espaço entre as grandes estrelas da equipe, ganhando seu primeiro título do Campeonato Espanhol logo na temporada de estréia.

Habilidoso com a bola nos pés - sabia sair jogando como poucos zagueiros -, seguro nas jogadas aéreas e letal nas cobranças de falta, Hierro não demorou a ser chamado para a seleção da Espanha. Estreou em 1989, em uma vitória por 1 a 0 sobre a Polônia, e foi ao Mundial de 1990, na Itália, embora não tenha entrado em campo.

Quatro anos depois, nos EUA, Hierro já era titular absoluto da "Fúria". Participou dos quatro jogos da seleção espanhola na competição, marcando um gol na vitória por 3 a 0 sobre a Suíça nas oitavas-de-final. Também esteve presente na campanha da Eurocopa de 1996, em que a Espanha caiu diante da Inglaterra.

Enquanto acumulava fracassos pela seleção, Hierro ia aumentando sua coleção de títulos pelo Real Madrid, com dois do Campeonato Espanhol (1995 e 1997), dois da Supercopa da Espanha (1993 e 1997), um da Copa do Rei (1993), um da Liga dos Campeões da Europa e outro do Mundial Interclubes (ambos em 1998).

Com o Real Madrid em alta, a Espanha chegou bem cotada ao Mundial da França, com os craques do clube merengue como base da seleção. Mas a equipe não correspondeu em campo, e Hierro afundou junto com seus companheiros, eliminados ainda na primeira fase.

A Copa de 1998 marcou a despedida do goleiro e capitão Zubizarreta, que passou a braçadeira ao zagueiro. Como o principal líder do time, Hierro disputou a Eurocopa de 2000 e o Mundial de 2002. Na Ásia, fez sua melhor campanha em uma competição internacional pela Espanha, marcando dois gols (contra Eslovênia e Paraguai), mas não evitou a derrota para a Coreia do Sul nas quartas.

Líder também em seu clube, Hierro mantinha uma rotina de vitórias paralela, levantando, entre outros, mais dois troféus da Liga dos Campeões (2000 e 2002) e um do Mundial Interclubes (2002). Encerrou sua carreira no Real Madrid em 2003, aos 35 anos. Jogou mais uma temporada no Qatar e outra na Inglaterra antes de se aposentar definitivamente.

Hierro disputou 89 partidas oficiais pela "Fúria" e marcou 27 vezes, mas nunca conseguiu uma grande conquista com a equipe. Hoje em dia, o ex-capitão é uma espécie de embaixador da Real Federação Espanhola de Futebol, e ministra clínicas para jovens por toda a Espanha.

Mais Jogadores da Espanha

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host