Odebrecht confirma que obras serão retomadas segunda-feira, sem guindastes

Do UOL, em São Paulo

A Odebrecht e o Corinthians confirmaram nesta sexta-feira, 29, que as obras do Itaquerão serão retomadas na segunda-feira, mesmo com nove guindastes interditados pelo Ministério do Trabalho. A operação dos aparelhos foi cancelada após a queda de um guindaste que içava uma peça da cobertura do estádio, o que causou a morte de dois operários.

De acordo com a empresa, 1.350 trabalhadores deverão voltar ao trabalho no canteiro de obras. Os serviços ficarão concentrados nas áreas oeste, norte e sul, além de arquibancadas e gramado. Cerca de 30% da área leste do estádio, o equivalente a 5% de toda a obra, está interditada pela Defesa Civil

Ao longo do dia, peritos alemães chegaram a São Paulo para analisar a caixa preta do guindaste que caiu. Ao verificar os dados, os profissionais pretendem encontrar pistas que possam indicar qual foi o motivo do acidente. 

A Polícia Civil não ouviu nenhum depoimento oficial durante a manhã desta sexta-feira. Três advogados da Odebrecht foram ao 65º DP (Arthur Alvim) conversar com o delegado Luiz Antonio da Cruz. Eles não haviam sido intimados, mas foram dizer que a empresa se coloca à disposição da polícia.

Leia a íntegra da nota da Odebrecht: 

"A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista informam que nesta sexta-feira, 29 de novembro, estiveram presentes no canteiro de obras o presidente do Instituto de Engenharia, Camil Eid, técnicos da Defesa Civil, e representantes da Liebherr, empresa fabricante do guindaste responsável pela instalação da cobertura.

As obras serão retomadas na segunda-feira, 02 de dezembro, com todo o efetivo de 1350 trabalhadores. As atividades estarão concentradas no prédio oeste, norte e sul, arquibancadas e gramado. A Odebrecht reforça que a estrutura da arquibancada não foi comprometida.

Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. A empresa atua conforme os procedimentos padrões de segurança. Desde o início da construção da arena foram acumuladas mais de 9,5 milhões de horas homens trabalhadas sem acidentes graves."

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos