Após vistoria, Defesa Civil mantém interdição em 30% de arquibancada
Marcelo Freire
Do UOL, em São Paulo
Após vistoria realizada nesta quinta-feira, 28, a Defesa Civil manteve a interdição de 30% do prédio da arquibancada leste do Itaquerão por tempo indeterminado. Se for levar em conta a obra toda, 5% do novo estádio do Corinthians está interditado. No resto da área, os operários já podem trabalhar, segundo o órgão municipal. A construtora Odebrecht havia divulgado que pretende retomar os trabalhos na segunda-feira.
A queda de um guindaste que carregava uma peça metálica da cobertura da arena provocou a morte de dois operários da obra nesta quarta-feira. Antes de começar a mexer na área onde aconteceu o acidente, a empresa precisa pedir à Prefeitura uma autorização para obras emergenciais. Só aí as estruturas metálicas que caíram poderão ser retiradas. A Defesa Civil informou que o tempo para realizar esse procedimento varia conforme a necessidade do trabalho.
Os técnicos da Defesa Civil informaram, após a vistoria, que a estrutura física das arquibancadas e das lajes subterrâneas do estádio não foram afetadas pelo incidente. O coordenador do órgão municipal, coronel Jair Pacca de Lima, informou, ainda, que não foram encontrados declives no solo. Umas das hipóteses para a queda do guindaste é que o chão tenha cedido. "Se houve declividade, foi de milímetros", afirmou Lima.
O coordenador da Defesa Civil, porém, foi cauteloso ao dizer que uma conclusão sobre as causas do acidente só deverão ser divulgadas após o trabalho da perícia técnica.
ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA
-
Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível
ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO
-
Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.
LEIA MAIS SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Jerome Valcke se diz "extremamente chocado" com acidente no Itaquerão
- Presidente do Corinthians cancela reunião em Brasília após acidente no Itaquerão
- Ministério do Esporte pede informações de acidente para e Odebrecht e clube
- Juca: Mortes em obra transformam 2013 no ano para não lembrar na vida do Corinthians