Peritos alemães chegam ao Brasil para inspecionar caixa preta de guindaste

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

Peritos da Alemanha já estão em São Paulo e são esperados nesta sexta-feira no Itaquerão para inspecionar a caixa preta do guindaste LR 11350, que tombou e matou dois operários da obra do estádio do Corinthians, na quarta-feira.

Funcionários da empresa alemã que produziu o equipamento, os peritos farão a leitura da caixa preta para saber se ela pode indicar o porquê da queda do guindaste. A solicitação foi feita pelas empresas Locar e Liber, terceirizadas responsáveis pelo equipamento.

A caixa preta é um HD externo que registra informações como o movimento e os parâmetros de distância do equipamento e é considerada fundamental para as investigações.

Além do isolamento de 30% da área leste, que corresponde a cerca de 5% das obras totais do estádio, os guindastes também estão interditados – a intenção do Ministério do Trabalho é descobrir se os outros equipamentos possuem algum tipo de problema.

As informações foram confirmadas por Flávio Ferreira, presidente do Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada).

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos