Local:
Arena Pernambuco
Data:
19/06/2013 - 19:00
AO VIVO:
Placar UOL
TV:
Band e Sportv
Itália x Japão
 

Itália tenta afastar fantasmas de zebras por tranquilidade rara nos últimos 20 anos

José Ricardo Leite
Do UOL, no Recife
  • Antonio Calanni/AP Photo

    Experiente Buffon, goleiro da Itália, conhece dificuldades em primeira fase

    Experiente Buffon, goleiro da Itália, conhece dificuldades em primeira fase

Vencer os dois primeiros dos três jogos da primeira fase para garantir ou, no mínimo, encaminhar muito bem a vaga para ter tranquilidade na partida final. Esse é o desejo que todas as seleções têm nas competições internacionais, de tiro curto. E parece ser algo muito difícil para a tetracampeã mundial Itália.

Nesta quarta-feira, às 19h, na Arena Pernambuco, no Recife, contra o Japão, os italianos tentam espantar de vez fantasmas de dificuldades que enfrentam contra seleções de médio ou pequeno porte e tentar assegurar vaga na segunda fase da Copa das Confederações já nesta noite.

Um triunfo contra o país asiático já coloca a Azzurra nas semifinais, desde que o México não vença o Brasil também nesta quarta, às 16h, em Fortaleza.

Mas vencer dois compromissos seguidos e encaminhar bem sua vaga, ou até concretizá-la, virou situação atípica para os italianos, que ficaram estigmatizados pelas dificuldades deparadas e tropeços em suas rotas.

O ponto alto disso foi o tricampeonato mundial na Copa de 1982, na Espanha. Antes de eliminar o Brasil, os italianos tiveram dificuldades para se classificar, conquistando três empates, contra Peru, Polônia e Camarões.

Dela pra cá, os italianos somam um total de 15 competições oficiais entre seleções, considerando Copa do Mundo, Eurocopa e Copa das Confederações. E apenas por duas vezes os italianos conseguiram vencer os dois primeiros jogos, na Copa de 1990, em casa, e na Eurocopa de 2000, na Holanda e Bélgica.

Durante a primeira fase de Copas, Euro e Confederações nos últimos 20 anos, chegou a ter tropeços históricos, como derrotas para Egito, Eslováquia, Irlanda, Croácia, República Tcheca e empates com Nova Zelândia, Bulgária, Paraguai e Chile.

As zebras fizeram a Azzurra amargar desclassificações inesperadas na primeira fase, como na última Copa do Mundo, em 2010, e nas Eurocopas de 2004 e 1996.

Como base de comparação, a última vez em uma Copa do Mundo que o Brasil não venceu seus dois primeiros jogos foi em 1978, quando empatou com Suécia e Espanha.


Agora o momento é totalmente favorável à segunda vitória seguida em um torneio internacional após 13 anos. A equipe azul vem embalada pela boa atuação e vitória por 2 a 1 contra o México. Já o Japão vem de derrota acachapante por 3 a 0 para a seleção brasileira.

“Jogamos com o México, que é um time perigoso e campeão olímpico. O Japão é um time igualmente perigoso porque tem um técnico muito bom e é um time equilibrado e comprometido”, falou o técnico Cesare Prandelli.

Ele salientou que teme dificuldade pelo fato de o comandante do time japonês, Alberto Zeccheroni, ser italiano e ter conhecimento sobre o time azul. "O Japão tem uma certa vantagem pelo fato de chegar com um dia de descanso a mais que nós. Além disso, Alberto nos conhece muito bem e sabe como trabalhamos. Suponho que preparará uma armadilha.”

O treinador não confirmou o time que mandará a campo na noite desta quarta-feira no Recife, mas pode fazer algumas alterações no time. O lateral Maggio, o zagueiro Bonucci e o atacante El Sharaawy são alguns dos cotados para receber uma oportunidade.

Do lado do Japão, o técnico Zacheronni não esconde que o favoritismo é do lado italiano e se coloca como franco atirador. “Existe uma lacuna entre o Japão e seus rivais, mas esta Copa das Confederações nos permitirá diminuir isso”, afirmou Zaccheroni.

A equipe oriental pretende parar a europeia ao tentar frear seu maior maestro, o meio-campista Andrea Pirlo, destaque na vitória por 2 a 1 sobre o México com um belo gol de falta e suas assistências.

"Temos que anular Pirlo para que não possa ditar o ritmo do jogo", afirmou o volante Hasabe, capitão do Japão.

Frases Pré-Jogo

O Japão leva uma pequena vantagem, na minha opinião, por ter um dia a mais de descanso

Cesare Prandelli,
técnico da Itália

A Itália sempre teve uma grande seleção. Eles são muito sólidos na defesa e extremamente organizados

Hasebe,
meio-campista do Japão

Escalação

Itália 4-5-1 Técnico: Cesare Prandelli Japão 4-4-2 Técnico: Alberto Zaccheroni
Buffon Kawashima
Abate Atsuto Uchida
Chiellini Maya Yoshida
Barzagli Konno
De Sciglio Yuto Nagatomo
Pirlo Hasebe
De Rossi Endo
Giaccherini Shinji Okazaki
Montolivo Honda
Marchisio Shinji Kagawa
Balotelli Maeda

Ficha Técnica

Copa das Confederações 2013 - Grupo A Árbitro: Diego Abal (ARG)
Data: 19/06/2013 - 19:00 Assistentes:
Juan Pablo Belatti e Hernan Maidana (ARG)
Local: Arena Pernambuco

Palpites para o Jogo

Bolão UOL Participe!
Itália Itália x Japão Japão
x%
x%
*empate: x%*total de previsões: x
Confira as previsões de todos os jogos
Classificação - Grupo A
PG GP S
1 Brasil 9 9 7
2 Itália 6 8 0
3 México 3 3 -2
4 Japão 0 4 -5

Em destaque

Copa do Mundo



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos