Melhor da Copa das Confederações pode sair de clube brasileiro pela terceira vez

Do UOL, em São Paulo

  • Arquivo Folha, AFP/Nelson Almeida e Leandro Morais/UOL

    Ronaldinho (1999) e Denílson (1997) podem ganhar companhia de Neymar ou Paulinho

    Ronaldinho (1999) e Denílson (1997) podem ganhar companhia de Neymar ou Paulinho

Sabe a máxima "para ser o melhor do mundo, tem de jogar na Europa"? Na Copa das Confederações não é bem assim. Neste sábado, a Fifa anunciou que Neymar e Paulinho estão concorrendo ao título de melhor jogador do torneio. Em comum, os dois chegaram à seleção por suas atuações em clubes brasileiros – e não europeus.

Neymar, é verdade, já é jogador do Barcelona, mas nunca vestiu, em uma partida (amistosa ou oficial) a camisa do clube. Suas conquistas, até agora, foram frutos de seus esforços por Santos ou seleção brasileira.

Paulinho já jogou fora do país. Entre 2006 e 2008, atuou por clubes da Lituânia e da Polônia. Mas ficou conhecido, mesmo, quando chegou ao Corinthians, clube que o levou à seleção. É verdade que, como Neymar, ele está de saída: o Tottenham já acertou com o clube paulista a compra do volante. Só falta assinar.

Caso um dos dois receba a Bola de Ouro da Copa das Confederações, os clubes brasileiros passam a ser recordistas na premiação. Antes, Denílson e Ronaldinho Gaúcho já tinham conquistado o feito.

Em 1997, no primeiro ano em que a Copa das Confederações elegeu um Bola de Ouro, o melhor do torneio foi a revelação brasileira do momento. Denílson tinha 20 anos na época e ainda jogava pelo São Paulo – sua venda para o Bétis, até hoje uma das mais caras da história do futebol brasileiro, aconteceu apenas no ano seguinte.

Em 1999, o vencedor do prêmio era ainda mais novo. Então com 19 anos, Ronaldinho Gaúcho marcou seis vezes no torneio, igualando a marca de Blanco, do México, e Al Otaibi, da Arábia Saudita. Na ocasião, o dentuço era revelação do Grêmio. Ele só saiu do clube gaúcho em 2001, para atuar no PSG – em transferência polêmica que o deixou queimado com a torcida.

O Brasil já teve outros dois jogadores premiados. Em 2005, na Alemanha, o atacante Adriano marcou cinco vezes (e ainda destruiu a Argentina na final) e acabou com a Bola de Ouro. O título veio junto com sua consolidação como estrela no futebol italiano, onde tinha chegado em 2001.

O outro premiado foi Kaká, em 2009, no evento-teste do Mundial da África do Sul – marcado pela virada do time de Dunga sobre os EUA, após levar 2 a 0 na decisão. O ex-são paulino estava no Milan desde 2003 e já tinha sido eleito o melhor do mundo, em 2007.

A concorrência de Neymar e Paulinho, no entanto, é grande. Os outros quatro jogadores indicados à Bola de Ouro da Copa das Confederações são jogadores com grande história no futebol europeu.

Os espanhóis Iniesta e Sergio Ramos são campeões mundiais e bicampeões da Eurocopa pela Espanha . Andrea Pirlo também tem um título da Copa de 2006 pela Itália. E o atacante Luis Suarez, além de ter levado o Uruguai à semifinal da Copa de 2010 (ao salvar, com a mão, um gol de Gana nas quartas de final), ainda foi campeão da Copa América de 2011 – na qual foi eleito o melhor jogador.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos