C. Ronaldo sofre com provocações da torcida, mas faz 3 e comanda virada
Do UOL, em São Paulo
O atacante Cristiano Ronaldo sofreu com as provocações da torcida da Irlanda do Norte, que insistiu em compará-lo a Gareth Bale, maior contratação do Real Madrid na última janela de transferências. Mas mesmo assim conseguiu marcar três gols e comandar a virada por 4 a 2 que melhorou a situação de Portugal nas eliminatórias europeias.
Segundo dados da Fifa, Cristiano Ronaldo chegou a 43 gols por Portugal, superando a lenda Eusébio e se tornando o segundo maior artilheiro da história do país. Foi a primeira vez que o astro marcou três gols na mesma partida pela seleção portuguesa, de acordo com o Futdados.
Mesmo com a vitória da Rússia sobre Luxemburgo, Portugal se manteve na primeira colocação, agora com 17 pontos, mas em oito partidas, duas a mais que Israel (terceiro colocado com 11), que enfrenta Azerbaijão neste sábado.
Vale lembrar que as equipes que terminarem na primeira colocação dos seus grupos nas eliminatórias europeias se classificam diretamente para a Copa do Mundo de 2014. Os segundos colocados irão decidir na repescagem se conseguem uma vaga para o Mundial no Brasil.
O jogo disputado na Irlanda do Norte foi tenso. Os torcedores provocaram Cristiano Ronaldo cantando: "Você é apenas um Bale barato" e "Só existe um Gareth Bale", em alusão ao seu novo companheiro de Real Madrid que defende as cores de País de Gales, um dos países pertencentes ao Reino Unido, assim como a Irlanda.
Ainda no primeiro tempo, o atacante Postiga deu uma cabeçada no rival e foi expulso de campo. Mas a Irlanda do Norte devolveu a gentileza na segunda etapa, quando Brunt recebeu o segundo cartão amarelo. Para piorar o quadro para os irlandeses, Laferty conseguiu a proeza de ser excluído diretamente de campo após ficar apenas 13 minutos no gramado.
Os gols de Portugal foram marcados por Cristiano Ronaldo (três) e Bruno Alves, enquanto Ward e McAuley anotaram os tentos da Irlanda do Norte.
CONFIRA AS SELEÇÕES JÁ CLASSIFICADAS PARA A COPA
BUFFON BRILHA, ITÁLIA VENCE A BULGÁRIA E FICA A UMA VITÓRIA DA COPA
-
A situação da Itália rumo à Copa de 2014 ficou ainda mais tranquila nesta sexta. Em Palermo, a Azurra venceu a Bulgária por 1 a 0, com gol de Gilardino, e ficou a uma vitória de carimbar o passaporte para o Brasil.
Líder isolada do Grupo B, a Itália chegou aos 17 pontos, enquanto os búlgaros têm 10. Como faltam apenas três rodadas para o fim das Eliminatórias, um triunfo sobre a República Tcheca, na terça-feira, classifica os italianos para a Copa do Mundo. Uma derrota da Bulgária contra Malta, no mesmo dia, também serve para a Itália.
Para garantir a vitória nesta sexta, os italianos sofreram uma forte pressão dos rivais no segundo tempo, quando já tinham a vantagem no placar - o gol do triunfo saiu aos 37 minutos da etapa inicial.
Na metade inicial do segundo tempo, a equipe vice-líder do Grupo B pressionou bastante, obrigando o goleiro Buffon ao fazer ao menos três defesas espetaculares, no reflexo. Mesmo aos 35 anos, o goleiro mostrou agilidade para segurar a vitória e aproximar seu time de mais uma Copa.
ESPANHA VENCE E SE APROXIMA DA COPA COM TROPEÇO DA FRAÇA
-
Jogando fora de casa contra a Finlândia, a Espanha se aproveitou do resultado ruim da França contra a Georgia, venceu e se aproximou da Copa de 2014.
Agora, os espanhóis precisam de apenas uma vitória e um empate nas duas últimas rodadas para ir à Copa defender seu título. Os adversários serão a Bielorrússia e a Georgia.