Protesto fracassa, e Salvador tem tranquilidade antes de Uruguai x Itália

José Ricardo Leite, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Segalla*

Do UOL, em Salvador

Torcida chega com tranquilidade à Arena Fonte Nova para Uruguai x Itália
Veja Álbum de fotos

A falta de interesse em Salvador na manhã deste domingo não se resumiu ao jogo entre Uruguai e Itália, que contou com público apenas razoável. A manifestação programada para esta manhã, que caminharia do Campo Grande até a entrada sul da Arena Fonte Nova, também não empolgou o povo baiano e foi considerada um fracasso por organizadores ligados ao Movimento do Passe Livre.

Esvaziado, o protesto que pretendia reunir mais de 10 mil pessoas contou com pouco menos de 500 manifestantes. Sem grande adesão, eles seguiram calmamente, sem qualquer violência ou problema com agentes de segurança, pelas ruas do entorno da Fonte Nova.

Por volta das 14h, no intervalo da partida, o grupo reduzido se aproximou de um bloqueio da Polícia. Após uma conversa pacífica, os cerca de 100 manifestantes que ainda restavam definiram por encerrar o protesto e começaram a se dispersar.

A tranquilidade era tanta que surpreendia os moradores mais próximos da região. "Sinceramente, não estamos entendendo nada. Em todos os jogos aqui [Uruguai x Nigéria e Brasil x Itália] tivemos problemas, bombas e muita confusão. Hoje [domingo] tudo está em uma paz que até ficamos sem acreditar. Tomara que se mantenha assim", disse a aposentada Neide Coimbra, de 68 anos.

Enquanto ela conversava com a reportagem, seus netos jogavam bola em uma rua ao lado do Dique do Tororó e alguns de seus filhos comercializavam bebidas e comidas de maneira tranquila próximo à entrada da Arena Fonte Nova.

O cenário, nem de longe, lembra os outros jogos realizados em Salvador. Nas outras duas partidas, os confrontos dividiram atenção com a bola rolando dentro do gramado e levaram medo aos torcedores e moradores que passavam pelos arredores da Fonte Nova.

Neste domingo, durante a esvaziada disputa de terceiro e quarto lugares entre Uruguai e Itália, os arredores seguiram o mesmo caminho, sem qualquer cena que lembrasse os confrontos dos últimos dias.

Segurança reforçada em hotel da Fifa
Mesmo com o fim dos protestos nos arredores da Fonte Nova, cerca de 50 manifestantes voltaram à região de Campo Grande. Lá tentaram se aproximar do Hotel Sheraton, que serve de hospedagem para membros da Fifa. Um contingente de mais de 100 policiais do Batalhão de Choque, porém, impediu qualquer ação na rua, que estava bloqueada ao trânsito.

*Atualizada às 14h41

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos