Flávio Florido/UOL

Finalizações de longe são armas importantes da Holanda nesta Copa do Mundo

10/07/2010 - 06h15

Chutes de fora da área da Holanda desafiam defesa invicta da Espanha no mata-mata

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Poucas armas podem derrubar uma defesa tão firme como a espanhola. Para a final da Copa do Mundo, a Holanda deve apostar em uma das suas especialidades no torneio para surpreender a zaga rival, que ainda não levou gol na fase mata-mata. Os chutes de fora da área são capazes de dar fim ao bom momento dos defensores da Fúria, responsáveis diretos por levar a seleção até a decisão do Mundial.

A Holanda só perde para a Argentina em número de chutes de fora da área no torneio. A Oranje optou por este tipo de finalização 20 vezes durante a Copa, contra 22 dos sul-americanos. Wesley Sneijder (duas vezes), Arjen Robben e Giovanni van Bronckhorst foram bem-sucedidos durante a campanha holandesa e terão chances de repetir o feito na decisão.

Com excelente média de acerto, o jogador da Inter de Milão é o principal finalizador de fora da área da Holanda na Copa, com cinco tentativas. “Não ficar com a bola no meio campo diante da Espanha poderá ser fatal. Quando tivermos a posse, precisaremos ser audazes e corajosos”, disse o meia após ser questionado sobre a postura da sua equipe contra a Espanha.

Além dos meias elogiados por Sneijder, a defesa espanhola também é um ponto alto. Portugal, Paraguai e Alemanha tentaram, mas não conseguiram superar o bloqueio da Fúria. O ataque – apesar do artilheiro David Villa – perdeu destaque para a grande atuação dos defensores na semifinal. No ataque e na defesa, Carles Puyol foi o herói da vitória sobre a Alemanha.

“A chave será seguir com a nossa ideia de jogo e a nossa boa organização. A partir disso, a qualidade individual deverá ser decisiva. Mantivemos uma base de jogadores nas seis partidas anteriores, e não creio que haja muita coisa a ser alterada”, explicou o técnico espanhol Vicente del Bosque.

A Holanda também se agarra às armas que deram certo até o momento na Copa. Algoz do Brasil, a seleção laranja aposta até no futebol feio para ser campeã mundial. “No passado, escutamos sempre o quanto era bonito o nosso futebol, mas que não foi recompensado com o título. Até agora [na Copa-2010], o nosso futebol de resultado tem surtido efeito”, defendeu Robben.

Em sua terceira final, a Holanda busca o título diante da Espanha às 15h30 (horário de Brasília) deste domingo, no estádio Soccer City, em Johanesburgo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host