Montagem UOL

Goleiros da Espanha (esq) e da Holanda (dir) testarão protagonismo na final

09/07/2010 - 07h00

Sucessores de dinastias, Casillas e Stekelenburg testam protagonismo na final

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os dois assumiram a titularidade nas suas seleções após dinastias que ficaram marcadas na história. Oscilantes nesta edição da Copa do Mundo, Iker Casillas e Maarten Stekelenburg testam a condição de protagonistas neste domingo, quando Espanha e Holanda se enfrentam na final do Mundial da África do Sul em busca do título inédito.

Apesar de terem na titularidade a mesma origem (substituíram lendas como Andoni Zubizarreta e Edwin Van der sar), Casillas e Stekelenburg se diferenciam pela experiência. O espanhol está na sua terceira Copa como titular, contra o holandês que estreia neste posto.

Vale lembrar também que os dois reinam absolutos nos seus clubes: Stekelenburg, de 27 anos, só jogou no Ajax da Holanda na sua carreira (desde 2001). Já Casillas, que completou recentemente 29, começou no Real Madrid principal em 2000, e também só atuou na equipe espanhola.

Se analisarmos o desempenho dos dois durante a Copa, é fato que os dois tiveram caminhos distintos. Casillas foi muito questionado pela imprensa por ter supostamente falhado na derrota para a Espanha para a Suíça na primeira rodada, mas cresceu na reta final e até defendeu um pênalti na vitória por 1 a 0 contra o Paraguai nas quartas.

Stekelenburg, por sua vez, teve um desempenho quase perfeito (principalmente contra a Eslováquia e o Brasil nas eliminatórias) até a semifinal, quando falhou no primeiro gol do Uruguai marcado por Diego Forlán, e teve a sorte de ver a Holanda vencendo por 3 a 2 no final da partida.

E é entre altos e baixos que os dois bons goleiros podem ser os protagonistas da final desta Copa do Mundo. Você apostaria em alguém? Para tirar a dúvida, basta olhar no comparativo estatístico entre Casillas e Stekelenburg inserido nesta matéria.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host