09/07/2010 - 11h55

Fifa muda votação de melhor da Copa para evitar saia justa de Mundiais anteriores

Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • <strong>OS CANDIDATOS</STRONG> Forlán, Gyan, Iniesta, Messi, Ozil, Robben, Schweinsteiger, Sneijder, Villa e Xavi

    OS CANDIDATOS Forlán, Gyan, Iniesta, Messi, Ozil, Robben, Schweinsteiger, Sneijder, Villa e Xavi

A Fifa anunciou nesta sexta-feira a relação de dez jogadores que estão na disputa final para acabarem como o melhor jogador da Copa. A novidade do pleito deste ano é a alteração da forma de eleição, que permitirá que o desempenho no jogo final do Mundial seja levado em conta e, assim, os riscos de saia justas comuns em torneios passados sejam minimizados.

Agora em 2010, o grupo de estudos técnicos da Fifa fechou a lista de candidatos ao prêmio nos seguintes nomes: os espanhóis Xavi, Villa e Iniesta, os holandeses Robben e Sneijder, o uruguaio Forlán, os alemães Özil e Schweinsteiger, o argentino Messi e o ganense Gyan.

Na África do Sul, os jornalistas credenciados terão até o encerramento da final entre Espanha e Holanda para votar no melhor da Copa, usando o sistema exclusivo de imprensa dentro do site da Fifa. Até o último Mundial, em 2006, a votação acontecia através de papéis, que eram entregues a representantes da entidade antes da decisão.

O evento que divulgou os dez indicados teve a participação relâmpago do secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke, que não se pronunciou a respeito da alteração de procedimento. No entanto, outros representantes da entidade confirmaram a intenção de diminuir o risco de escolhas erradas para o grande nome da Copa.

Com a nova forma de votação, a Fifa tenta evitar eventuais injustiças na escolha do Bola de Ouro da Copa, como nos três Mundiais anteriores, ou algum desconforto posterior em relação ao eleito. Veja mais:

1998 – Ronaldo e a convulsão

Reuters O atacante brasileiro foi eleito o melhor da Copa antes mesmo da final. Horas antes da decisão em Paris, Ronaldo sofreu na concentração uma convulsão de razões até hoje misteriosas. Em campo no Stade de France, o camisa 9 brasileiro teve atuação apenas discreta e viu a performance histórica de Zinedine Zidane. O astro francês fez dois gols, acabou com o jogo mais importante do Mundial, mas ficou sem o prêmio.

2002 – Kahn e o frango

No mesmo sistema de votação, o goleiro Oliver Kahn foi eleito o melhor da Copa na Ásia, em razão de sua performance na campanha alemã até a decisão. No entanto, o camisa 1 falhou feio no primeiro gol brasileiro na decisão e viu a legitimidade do prêmio contestada, principalmente na comparação com os desempenhos dos dois craques da seleção naquele Mundial: Ronaldo e Rivaldo. AP

2006 – Zidane e a cabeçada

Peter Schols/Reuters Nos atos finais de sua carreira, Zidane liderou a campanha francesa até a final com belas atuações, uma delas inesquecível para os brasileiros, na eliminação da seleção nas quartas de final. Porém, na decisão a estrela francesa perdeu a cabeça e devolveu uma provocação do zagueiro italiano Materazzi com uma cabeçada no peito do adversário. Além da agressão, o título da Azzurra fez a honraria ao ídolo carequinha ser bastante questionada.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host