Matt Dunham/AP

Asamoah Gyan comemora após marcar na prorrogação o segundo gol de Gana

26/06/2010 - 18h00

Na prorrogação, Gana acaba com badalação dos EUA e mantém vivo 'sonho africano'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Foi com sofrimento, mas a África segue com esperanças na primeira Copa do Mundo realizada em seu solo. Única representante do continente ainda na disputa, Gana sofreu durante todo o segundo tempo e ficou no empate por 1 a 1 com os Estados Unidos. No entanto, durante a primeira prorrogação deste Mundial, brilhou a estrela do atacante Gyan, que marcou seu terceiro gol na competição e garantiu a vitória por 2 a 1.

  • Jamie Squire/Getty Images

    Bill Clinton assiste ao jogo com o cantor Mick Jagger

  • Brian Snyder/Reuters

    Kevin-Prince Boateng corre para comemorar gol de Gana

  • Brian Snyder/Reuters

    Tim Howard lamenta após sofrer o segundo gol na prorrogação

  • Retranca Com um defensor no lugar de um atacante, Gana enfraqueceu seu meio-campo, que teve apenas Kevin-Prince
    Novos nomes Clark e Findley foram titulares dos EUA, mas nada fizeram. Com as entradas de Edu e Feilhaber, o time teve uma nova postura em campo.
    Sem gás Os EUA correram muito e conseguiram o empate, na prorrogação, faltou fôlego

Com esse resultado, os ganenses irão enfrentar nas quartas de final o Uruguai, que neste sábado também derrotou a Coreia do Sul por 2 a 1. A partida será realizada na próxima sexta-feira, às 15h30, em Johanesburgo.

A partida contra os uruguaios, por sinal, representará mais uma façanha desta seleção de Gana. Na sua segunda participação em Mundiais, os ganenses igualaram as equipes de Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, com a melhor campanha realizada em Copas do Mundo por um time africano.

O resultado conquistado por Gana neste sábado pode ser considerado surpreendente, já que os Estados Unidos, além de empatarem com a Inglaterra, terminaram em primeiro lugar no grupo C.

Além disso, os norte-americanos ainda foram vítimas de um erro da arbitragem no jogo contra a Eslovênia e conseguiram a classificação apenas depois de marcar um gol aos 46min do segundo tempo contra a Argélia.

Essa espécie de enredo de filme hollywoodiano dos Estados Unidos fez a equipe ganhar simpatizantes de respeito, como Barack Obama, o cantor Mick Jagger, o jogador de basquete Kobe Bryant e o ex-presidente Bill Clinton, este último figura fácil nos estádios em que os norte-americanos disputaram seus jogos neste Mundial.

A epopeia dos norte-americanos, no entanto, começou a terminar logo aos 5min, quando Kevin-Prince Boateng foi mais rápido que a defesa adversária e abriu o placar para os ganenses. O jogador, que ficou marcado como o responsável pela ausência do astro alemão Michael Ballack desta Copa do Mundo, marcou seu primeiro gol neste Mundial.

Os norte-americanos, perdidos em campo, facilitavam o caminho para o sucesso dos ganenses, que dominaram o primeiro tempo sem problemas. Os Estados Unidos, no entanto, voltaram a contar com o decisivo Donovan, herói da classificação na primeira fase, e que, neste sábado, teve sangue frio para converter um pênalti sofrido por Dempsey e igualar o placar.

Muito cansados, os ganenses se seguraram como foi possível até o fim do jogo. Neste período, a defesa da seleção africana assistiu a um show particular negativo de Altidore, que desperdiçou inúmeras chances para dar a vitória aos Estados Unidos e que, no fim das contas, fizeram muita falta, já que na sua única boa jogada na prorrogação, Gana garantiu a sua classificação.

 

1ºT - 5min - GOOOOLLL DE GANA!!! O time africano recupera a bola no meio-campo. No contra-ataque, Prince Boateng bate de esquerda e abre o placar.
1ºT - 37min - UUUHHH!!! Após chutão ganense, DeMerit falha e Asamoah entra na área pela esquerda. O chuta cruzado sai forte, mas Howard faz boa defesa com os pés.
2ºT - 17min - GOOOOLLL DOS ESTADOS UNIDOS!!! Donovan cobra pênalti no canto esquerdo do goleiro, a bola bate na trave e entra.
2ºT - 36min - UUHHH!!! Após chutão da defesa, Altidore ganha de John Mensah no corpo e invade a área. O norte-americano cai e, do chão, bate de esquerda. A bola passa rente à trave de Kingson.
1ºT Prorrogação - 36min - GOOOLLLL DE GANA!!!!! Após chutão Gyan surge no meio da zaga, ganha de Bocanegra no corpo e bate na saída de Howard.

Veja todos os lances do jogo
Blog do Juca
Uruguai e Gana, que jogo!
África sobrevive e a América perde um representante
Blog do Birner
Gana forte atrás. EUA não
Ficou claro que a virtude de Gana seria a marcação.
Gyan Foi um dos jogadores mais ativos da seleção de Gana, arriscando jogadas e marcou o gol decisivo na prorrogação.

Clark Ficou em campo o suficiente para Gana dominar o meio. Foi desarmado no lance do primeiro gol e saiu.

Dempsey Movimentou o meio de campo e criou a jogada em que houve o pênalti que originou o gol dos Estados Unidos Altidore Deu poucas opções no ataque, foi desarmado facilmente e quando finalizou não levou perigo aos rivais

Ficha da Partida

Estados Unidos

Técnico: Bob Bradley
1. Tim Howard
6. Cherundolo
15. Jay DeMerit
3. Bocanegra
12. Jonathan Bornstein
4. Michael Bradley
13. Ricardo Clark
19. Edu
10. Donovan
8. Dempsey
20. Findley
22. Feilhaber
17. Jozy Altidore
9. Gomez

Gana

Técnico: Milovan Rajevac
22. Kingson
4. Pantsil
8. Mensah
5. John Mensah
2. Sarpei
19. Addy
6. Annan
21. Kwadwo Asamoah
13. André Ayew
23. Kevin-Prince Boateng
10. Appiah
7. Inkoom
11. Muntari
3. Gyan
Oitavas de final  
Data: 26/06/2010 - 15h30 Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Local: Royal Bafokeng Assistentes: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host