Filippo Monteforte/AFP

Forte marcação das equipes falou mais alto na rodada inicial do grupo F

15/06/2010 - 14h25

Defesas predominam na primeira rodada e deixam grupo F embolado

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Dois jogos e dois empates por 1 a 1. Pelo menos na classificação, a situação do grupo F está completamente indefinida após a primeira rodada. Em dois duelos truncados, as defesas de Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia predominaram e foram as grandes responsáveis pelo equilíbrio na jornada inicial da chave.

Segundo dados do Datafolha, Paraguai e Itália terminaram a última segunda-feira como as duas seleções da Copa do Mundo mais eficientes nos desarmes. O time sul-americano recuperou a bola 197 vezes ao longo do duelo contra 182 vezes dos atuais campeões mundiais.

Nesta terça-feira, Nova Zelândia e Eslováquia não fizeram por menos em relação aos rivais do grupo. Ao todo, as duas equipes totalizaram mais de 300 desarmes na partida realizada em Rustemburgo nesta manhã.

O problema é que os ataques não foram tão eficazes como as defesas. Por esse motivo, os treinadores de Itália e Eslováquia (equipes que apresentaram domínio do duelo) terminaram a primeira rodada com uma série de lamentações, reclamando das chances desperdiçadas nos jogos.

“Estou irritado com o resultado. Esta era um partida que tínhamos que ganhar e ainda merecíamos isso”, comentou Marcello Lippi, que viu sua seleção sair atrás no placar e empatar o jogo na etapa complementar.

“Foi uma pequena tragédia esportiva para nós. Tínhamos a melhor equipe e fomos superiores durante a partida. É uma lástima não termos aproveitado as chances que criamos”, opinou o comandante da Eslováquia, Vladimir Weiss, com um discurso semelhante ao de Lippi.

Agora, a expectativa é que os ataques possam melhorar na segunda rodada, que será disputada no próximo domingo. Às 08h30 (horário de Brasília), o time do leste europeu encara o Paraguai em Bloemfontein. Já Itália e Nova Zelândia se enfrentam às 11h, em Nelspruit.

“Continuamos sonhando. Temos chances como qualquer outro time. Achava que o jogo de estreia era uma boa chance de conseguir algo, e eu ficaria desapontado com uma derrota”, opinou o técnico da Nova Zelândia, Ricki Herbert, depois de ver sua equipe chegar ao empate aos 47min do segundo tempo com gol de Reid.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host