14/05/2010 - 13h33

Selecionáveis celebram convocação, expõem crises e personalidades no Twitter

Bruno Freitas*
Em São Paulo
  • Luís Fabiano e Kaká, novo camisa 10 da seleção brasileira

    Luís Fabiano e Kaká, novo camisa 10 da seleção brasileira

Durante a febre de Copa que certamente tomará conta do país a partir do fim deste mês, quando a seleção se reúne para o torneio, imagine saber o que acontece dentro da concentração. Sem os conhecidos intermediários pelo caminho, como assessores de comunicação e imprensa de um modo geral, pense na hipótese de entrar em contato com a intimidade e as impressões pessoais das estrelas brasileiras ao longo do Mundial. Isso pode se tornar real na edição deste ano na África do Sul, graças ao Twitter.

Do grupo que Dunga reuniu para a Copa do Mundo, seis jogadores figuram hoje entre os “tuiteiros” (jargão informal usado na internet para descrever os usuários do site). Kaká é o mais popular deles, com mais seguidores (acima de meio milhão já). Também estão lá os titulares Julio Cesar, Gilberto Silva e Luís Fabiano, além dos atacantes Nilmar e Grafite.

Está não será a primeira Copa da internet, mas a primeira em que, após sua consagração de popularidade, o Twitter figura como potencial ferramenta de ligação entre estrelas do futebol e seus fãs ao redor do mundo.

CONVOCADOS CELEBRAM NO TWITTER

  • Kaká: Gloria a Deus !! Que alegria e privilegio de uma convocaçao para a Copa do Mundo / Tks Lord, big honour can play another World Cup ..

    Luís Fabiano: Alegria , alegria ...obrigado meu deus ..

    Grafite: Estou muito feliz com a convocação! Agradeço a força que todos estão me dando e prometo muito trabalho na Seleção Brasileira...

O Twitter é uma rede social criada em 2006 que funciona como um microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets". No mundo, personalidades de diversas origens já aderiram à febre, do astro do basquete Shaquille O’Neal ao presidente venezuelano Hugo Chávez. No Brasil, o site tem adeptos famosos como a apresentadora Xuxa, o piloto Rubinho Barrichello, o presidenciável José Serra, entre muitos outros.

Fechando a observação sobre os homens da seleção, é possível identificar alguns traços de personalidade e de conduta dos seis nomes do grupo que são usuários do Twitter. Um dos campeões de popularidade no microblogging entre jogadores de futebol, contando também os estrangeiros, Kaká costuma usar três idiomas para se comunicar com seus fãs: português, espanhol e inglês.

PEQUENO GLOSSÁRIO DO TWITTER

Follow: Apertar este botão signifca que você passará a receber as atualizações de determinada pessoa
RT (ou retweet): Indica que você, ou alguém conhecido, passou adiante alguma mensagem que considerou interessante, curiosa ou importante
TT (ou Trend Topic): Assuntos que estão "bombando" no site. Aparecem na coluna direita da página pessoal

O astro do Real Madrid também acabou envolvido em uma das primeiras crises no mundo do futebol ligadas ao Twitter. No jogo que marcou a eliminação de sua equipe na Liga dos Campeões, o assessor de imprensa do meia usou o site para disparar críticas ao técnico do time, o chileno Manuel Pellegrini. As declarações ganharam vulto na Espanha depois que a esposa de Kaká reproduziu as críticas em sua página. Posteriormente, segundo o jornal El Pais, o jogador afirmou que pediria para a cônjunge deixar o site.

Coincidentemente ou não, Kaká deixou momentamente as atualizações e passou mais de dois meses ausente de sua página no Twitter (de 15 de fevereiro a 22 de abril). Também neste meio tempo, o jogador batalhou contra um problema médico no púbis, que gerou diversas especulações sobre sua presença na Copa.

Surpresa na lista de Dunga para a Copa, Grafite é outro jogador brasileiro que aderiu ao Twitter. No site, o atacante se caracteriza por sua lista de “seguidos” composta em sua maioria por jornalistas esportivos. O goleador do Wolfsburg também experimentou uma explosão de seguidores depois da sua convocação. De pouco mais de 200 no fim de abril, o ex-são-paulino agora já soma mais de 3.000 “amigos” no Twitter.

Outro atacante que revela um pouco do seu comportamento no site é Nilmar. O jogador do Villarreal costuma usar o espaço para relembrar os tempos de ídolo do Inter, com frases de incentivo ao time gaúcho e provocações ao rival Grêmio. Ainda estão entre seus seguidos alguns atletas de passado ou presente colorado, como Rafael Sobis, Lauro, Walter, Tinga e Danny Morais.

Gilberto Silva, por sua vez, explora todo o caráter interativo do Twitter, respondendo vários comentários de seus fãs seguidores. Luís Fabiano também adota a mesma linha e ainda aproveita o espaço para relatar seu dia-a-dia como jogador do Sevilla, numa espécie de diário esportivo.

"O legal do Twitter é poder, de certa forma, interagir com os torcedores e fãs. Você envia uma mensagem e eles estão sempre ligados. Também serve para passar algo diferente do normal dos noticiários a respeito do nosso dia-a-dia", afirma Gilberto Silva, em entrevista por e-mail.

"Sigo meus amigos. Minha rotina está muito agitada e não tenho tido muito tempo de acessar, mas sempre que entro na Internet dou uma olhada", disse Luís Fabiano, também por e-mail. "Tem sido muito legal, recebo várias mensagens de incentivo, elogios", emenda.

Julio Cesar foi o último selecionável a aderir à moda do Twitter, estrando conta no site nesta semana. Ainda pouca gente segue o goleiro titular do Brasil, que por sua vez prestigia a mulher Suzana Werner entre os seus “seguidos”.

Fora da seleção, alguns outros ilustres jogadores brasileiros usam o Twitter com algum engajamento, como Ronaldinho Gaúcho, Fred, Belletti e Leo Moura. Na última segunda-feira, o Fenômeno Ronaldo aderiu ao site, em ação publicitária ligada a uma empresa de telefonia celular. Em algumas horas, o corintiano ganhou mais de 85 mil seguidores e se empolgou na brincadeira, postando até foto de engarrafamento na Marginal Tietê.

*com colaboração de Alexandre Sinato

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host