14/05/2010 - 13h31

Fifa estuda norma de conduta para o Twitter na Copa, mas CBF promete liberar

Bruno Freitas e Gustavo Franceschini
Em São Paulo

A assessoria de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) assegura que não colocará restrições para o uso do site durante a Copa. No entanto, a reportagem do UOL Esporte apurou que a Fifa ainda estuda uma espécie de norma de conduta a respeito de práticas das delegações do Mundial com a internet e o Twitter, mais especificamente. A entidade estaria preocupada com exageros no uso microblogging, como atualizações de jogadores em áreas oficiais de jogos ou de dentro do ônibus.

Oficialmente, a Fifa respondeu à reportagem do UOL Esporte que "estuda a situação e informará sua decisão a respeito às 32 delegações da Copa e, somente depois disso, comunicará sua posição à imprensa".

Da parte da CBF, a promessa é de liberdade das manifestações na grande rede. O assunto deve ser discutido já na reunião dos convocados em Curitiba, na semana que vem, no início da preparação ao Mundial.

"Nós vamos conversar sobre isso com os jogadores quando nós estivermos juntos em Curitiba", diz Rodrigo Paiva, assessor de comunicação da CBF, que também afirmou que ainda não recebeu orientação da Fifa a respeito da política para uso da internet durante a Copa.

Apesar da preocupação, a expectativa é que a Copa do Mundo da Fifa não engrosse a lista de eventos que estipulam restrições de uso do Twitter aos atletas envolvidos. Em poucos anos de existência, o site foi interpretado como problema para algumas entidades esportivas, como a liga americanas NBA (basquete) e a ITF (Federação Internacional de tênis).

Com o ídolo Shaquille O’Neal entre os maiores entusiastas do microblogging, os atletas da NBA acabaram vetados de usar o site durante jogos. Antes da restrição, alguns deles chegaram a escrever suas atualizações de até 140 caracteres de vestiários e até do banco de reservas.

A NBA proíbe que os atletas da liga atualizem suas páginas 45 minutos antes de partidas em que estejam envolvidos até depois das entrevistas coletivas oficiais pós-partidas.

No tênis, os atletas estão vetados de atualizar seus perfis de dentro da quadra, Na Copa Davis, torneio entre nações sob a gestão da ITF, o uso dos laptops está proibido em quadra.

No ano passado, no Torneio de Standford, o tenista Justin Gimelstob postou fotos e escreveu em seu Twitter durante um intervalo do jogo de duplas em que participava. Mais recentemente, Serena Williams foi vista em um jogo de exibição em Toronto usando o seu celular durante o intervalo junto com Martina Navratilova. A norte-americana teria recebido uma notificação da ITF após o incidente.

Dentro do universo do futebol, o Manchester United vetou recentemente a utilização do Twitter por parte de seus atletas, assim como do Facebook, outra página popular na gama das redes sociais. As contas de Wayne Rooney, Darren Fletcher e Ryan Giggs teriam sido excluídas.

Na Copa do Mundo, mesmo ainda sem qualquer posição da Fifa a respeito do site, o técnico da seleção inglesa Fabio Capello incluiu o Twitter na lista de sites do gênero mídia social vetados para seus jogadores.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host