Casillas

Iker Casillas Fernández
Data de Nascimento20/05/1981
NacionalidadeEspanhola
Local de nascimentoMadri (ESP)
Altura1,82m
Peso85kg
Participações em Copa2 (2002, 2006)
Título em CopaNenhum
ClubeReal Madrid
Número
1

História

Clubes por onde passou
  • Real Madrid B (ESP): 1999
  • Real Madrid C (ESP): 1999
  • Real Madrid (ESP): 2000-2010

Formado nas categorias de base do Real Madrid, Iker Casillas estreou no time principal em 1999 após ser destaque nas seleções de base da Espanha. O então jovem arqueiro teve a missão de substituir o experiente alemão Bodo Illgner na meta merengue e permanece como dono absoluto da camisa 1.

Na temporada em que fez sua estreia na equipe profissional do Real Madrid, com 18 anos, o goleiro espanhol esteve na campanha do título da Liga dos Campeões de 1999/2000. Mas foi com a atuação na final do torneio continental de 2001/2002 que o prestígio de Casillas tomou maiores proporções. Ele entrou no segundo tempo no lugar do lesionado César Sánchez contra o Bayer Leverkusen e foi considerado um dos responsáveis por assegurar a vitória por 2 a 1, que garantiu mais um troféu ao clube.

Em 2000, Casillas foi convocado pela primeira vez para defender a seleção espanhola. Consolidado como titular, o goleiro assumiu o posto de capitão e foi o responsável por erguer o troféu da Eurocopa-2008. No ano desta conquista, o espanhol foi eleito o melhor goleiro do mundo pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), batendo inclusive o seu ídolo Buffon, da Itália.

Em 2010, o jogador se tornou campeão mundial com a Espanha. Na África do Sul, o jogador teve uma atuação destacada e foi escolhido o melhor goleiro da Copa. Os espanhóis nunca haviam chegado a uma final e conquistaram o título sobre a Holanda com um gol de Iniesta, na prorrogação. Casillas brilhou na decisão e levantou a taça como capitão da equipe.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host