Xavi

Xavier Hernandéz Creus
Xavi
Data de Nascimento25/01/1980
NacionalidadeEspanhola
Local de nascimentoTerrassa (ESP)
Altura1,70m
Peso68kg
Participações em Copa2 (2002 , 2006 e 2010)
Título em Copa1 (2010)
ClubeBarcelona
Número
8

História

Clubes por onde passou
  • Barcelona (ESP): 1999-2010

Um dos jogadores mais populares do Barcelona e da Espanha na atualidade, Xavi construiu toda a sua carreira esportiva no clube catalão, que defende desde os 11 anos de idade. O sonho do volante de estrear na equipe principal ocorreu em 1998 na Supercopa da Espanha – ele entrou como titular e marcou um gol.

Na temporada seguinte, Xavi contou com a sorte para ter sequência na equipe. Com a longa lesão de Guardiola, o volante assumiu a camisa 4 titular em boa parte da campanha. Desde então, se tornou um dos pilares da equipe hoje considerada a melhor do mundo. Fundamental para o esquema tático da equipe, o meio-campista chegou aos 300 jogos pelos blaugranas com apenas 25 anos.

Xavi integrou a seleção que obteve a prata nas Olimpíadas de Sydney-2000, perdendo a final para Camarões nos pênaltis. No mesmo ano, fez seu primeiro jogo na equipe nacional principal, disputou a Copa do Mundo de 2002, mas ficou fora da fracassada campanha da “Fúria” na Eurocopa-2004, quando o time foi eliminado na primeira fase.

O volante foi um dos principais nomes para encerrar o jejum de títulos do Barcelona. Com a chegada de Luis Aragonés no comando da seleção espanhola, Xavi ganhou nova chance e não desperdiçou. A participação na Copa da Alemanha-2006 ficou ameaçada após romper o ligamento do joelho direito, porém o meio-campista conseguiu fazer parte da campanha na eliminação nas oitavas de final para a França.

Mesmo com 30 anos, Xavi chegou ao seu terceiro Mundial, na África do Sul, respaldado pelas boas atuações no clube e na própria seleção, que garantiu o título depois de vencer a Holanda na decisão por 1 a 0.

Porém o reconhecimento individual ocorreu dois anos antes, na conquista da Eurocopa-2008, quando a Espanha encerrou um jejum de 44 anos sem ganhar a competição continental. O volante foi eleito o melhor da competição e, em 2009, ficou em terceiro na eleição de melhor jogador do mundo da Fifa.

Na Copa da África do Sul, Xavi esteve em campo nas sete partidas da Espanha, mas não marcou nenhum gol. Mesmo assim, o volante foi um dos principais atletas da “Fúria” na conquista do inédito título da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host