Víctor Valdés

Víctor Valdés Arribas
Víctor Valdés
Data de Nascimento14/01/1982
NacionalidadeEspanhola
Local de nascimentoHospitalet de Llobregat (ESP)
Altura1,83m
Peso78kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeBarcelona
Número
12

História

Clubes por onde passou
  • Barcelona B (ESP): 2000-2002
  • Barcelona (ESP): 2002-

Victor Valdés desbancou Diego López e Andrés Palop na última hora para garantir o posto de terceiro goleiro da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul. O arqueiro do Barcelona era o preferido da torcida para a vaga, mas não esperava a convocação. Ele chegou até a tirar alguns dias de férias antes da divulgação da lista final.

Sem ser testado pelo técnico Vicente Del Bosque na seleção, Valdés garantiu o posto na Furia com suas atuações no Barcelona. A história dele com os blaugranas, aliás, começou cedo. O goleiro chegou ao clube com 10 anos, em julho de 1992. Em setembro deste mesmo ano, ele foi para Tenerife por motivos familiares e só retornou ao Barça três anos mais tarde.

Valdés ainda permaneceu por um longo período nas categorias de base até ser promovido ao Barcelona B. Em 2002, ele finalmente chegou à equipe principal, mas alternava a titularidade com o argentino Roberto Bonano. A temporada de 2003/2004 foi de confirmação para o arqueiro, que desde então é dono absoluto da posição na equipe.

A partir de 2004/2005, Valdés conquistou seguidos títulos. São quatro Campeonatos Espanhóis (em três deles foi o goleiro menos vazado – 2004/2005, 2008/2009 e 2009/2010), duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes da Fifa, três Supercopas da Espanha, uma Supercopa da Europa e uma Copa do Rei. Além de figurar entre os atletas que mais vestiram a camisa do clube, ele é o goleiro blaugrana mais vitorioso.

Em 2010, o jogador se tornou campeão mundial com a Espanha. Na África do Sul, Valdés foi reserva de Iker Casillas, assim como Pepe Reina. Os espanhóis nunca haviam chegado a uma final e conquistaram o título sobre a Holanda com um gol de Iniesta, na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host