Pepe Reina

José Manuel Reina Páez
Pepe Reina
Data de Nascimento31/08/1982
NacionalidadeEspanhola
Local de nascimentoMadri (ESP)
Altura1,88m
Peso92kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeLiverpool
Número
23

História

Clubes por onde passou
  • Barcelona B (ESP): 1999-2000
  • Barcelona (ESP): 2000-2003
  • Villarreal (ESP): 2003-2005
  • Liverpool (ING): 2005-2010

Filho do também goleiro Miguel Reina, o arqueiro do Liverpool começou a se destacar ainda muito jovem e chegou a defender a Espanha nas categorias de base. Com apenas 18 anos, ele fez sua estreia no Barcelona, clube onde permaneceu por duas temporadas. Mas ao ser pouco utilizado em 2001-2002 – jogou apenas 11 jogos –, Pepe Reina foi emprestado para o Villarreal. E foi justamente neste clube de menor expressão que o goleiro obteve estabilidade e consolidou a fama de ‘Rei dos pênaltis’.

Em 2004-2005, Pepe Reina foi fundamental na excelente campanha do Villarreal, que terminou em terceiro lugar no Espanhol e garantiu vaga na Liga dos Campeões seguinte. Nesta temporada, o arqueiro defendeu sete dos nove pênaltis marcados contra a equipe.

Ao se destacar, Reina foi contratado pelo Liverpool em 2005. Já na chegada ao clube, ele foi definido pelo técnico Rafa Benítez como o melhor goleiro da Espanha. Em sua primeira temporada pelos Reds, o arqueiro foi um dos heróis da conquista da Copa da Inglaterra. Embora tenha cometido alguns erros no tempo regulamentar da final contra o West Ham, Reina defendeu três de quatro pênaltis rivais e assegurou o sétimo título do torneio para o clube.

Protegido por uma das mais sólidas defesas da Europa, o goleiro ficou 11 partidas sem sofrer gols ainda em 2005, estabelecendo recorde de invencibilidade no clube. A sequência, no entanto, foi quebrada pelo brasileiro Mineiro na vitória do São Paulo por 1 a 0 na final do Mundial de Clubes da Fifa.

No ano seguinte, Reina foi convocado para defender a Espanha na Copa do Mundo da Alemanha, mas foi o único jogador que não atuou por ser o terceiro goleiro. Em 2008, o Liverpool terminou a temporada sem levantar troféus, mas o arqueiro foi premiado pela terceira vez consecutiva com a ‘Luva de Ouro’ no Campeonato Inglês.

Em 2010, o jogador se tornou campeão mundial com a Espanha. Na África do Sul, Reina foi reserva de Iker Casillas, assim como Victor Valdés. Os espanhóis nunca haviam chegado a uma final e conquistaram o título sobre a Holanda com um gol de Iniesta, na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host