Lazer

Cultura

Um dos maiores do mundo, aquário uShaka Marine World tem exibições de golfinhos e tubarões


Animais e ondas conquistam turistas radicais

A diversidade natural, misturada à complexidade cultural sul-africana, faz do país-sede da Copa do Mundo um destino com atrações variadas. A lista de bons programas tem desde os safáris dos "Big Five" (elefante, leão, leopardo, búfalo e rinoceronte), grupo dos cinco animais mais selvagens, ao maior bungee-jumping do mundo, passando por um extenso rol de museus.

O clima favorável faz do esporte uma atração para o ano inteiro. Já os amantes da natureza podem tirar vantagem das trilhas, cobertas por uma flora variada, cascatas e belas paisagens em todas as nove províncias. A vida selvagem pode ser vista em seu habitat natural nos vários parques e reservas naturais, entre eles o Kruger National Park, que abriga mais de 140 espécies de mamíferos, 500 de pássaros, 100 de répteis e aproximadamente 2000 espécies de plantas.

África dos safáris

Praias para todos os gostos

Seja pela diversão ou simplesmente por uma brisa à beira mar, os 3 mil quilômetros de costa litorânea são uma opção aos visitantes. Pelo fato de a Copa ser no inverno, pegar praia entre os jogos será uma experiência melhor na costa leste, devido às águas mornas do Oceano Índico. Por outro lado, a estação fria é a indicada para outras formas de lazer. As ondas perfeitas também atraem os surfistas com roupas de borracha. O mergulho é mais recomendado para se praticar durante o inverno. Independente do clima, magníficas paisagens não vão faltar.

Exposição de tubarões

Desde 1960, um grupo de KwaZulu-Natal, perto de Durban, empenha-se para manter tubarões afastados da costa da região. O trabalho com preservação e uso de redes no mar deu resultados, e eles tornaram-se especialistas mundiais no assunto ao evitarem ataques aos banhistas. Atualmente, a KwaZulu-Natal Sharks Board mantém um centro de estudos que virou ponto turístico – o local recebe cerca de 40 mil pessoas por ano. Os interessados podem conhecer réplicas e carcaças de tubarões, assistir a vídeos sobre a atividade da equipe e acompanhar dissecações públicas de animais encontrados mortos no oceano, além de participar de expedições.

Museus pelo país

A reunião de etnias, culturas e idiomas faz da África do Sul um país recheado de exposições, de todos os tamanhos e assuntos. A lista de museus tem desde o do Apartheid, em Johanesburgo, até o quarteirão da prefeitura de Durban, que tem uma galeria de arte, o Museu da Ciência e o Old Court House, que conta a história social da nação. A herança holandesa e a cultura zulu também são representadas em outras localidades. A Casa Bertram, na Cidade do Cabo, exibe mobílias e objetos dos tempos coloniais, com especial atenção aos europeus. Já os sul-africanos negros têm suas histórias contadas no Museu de Barberton, um município da região Noroeste.

Pinguins no Cabo

No país dos “Top Five”, grupo dos cinco maiores animais da Terra, os pinguins também têm seu espaço. Em Boulders Beach, praia que pertence ao Parque Nacional de Table Mountain e que fica próxima à Cidade do Cabo, uma colônia de pinguins da espécie jackass é atração para os turistas, que pagam uma taxa para mergulharem no mar de água cristalina. O dinheiro é utilizado para manter a reserva.


Paraíso caro

Opção de muito luxo, o Sun City é um oásis no interior do país, reconhecido como um dos maiores resorts do mundo. Com um pelotão de 12 mil funcionários na alta temporada, o complexo conta com quatro hotéis (são mais de cinco mil quartos), cassinos, piscinas, praia artificial com ondas e areia branca e campos de golfe. No começo de 2010, o local abrigou o congresso técnico da Copa.


Billy the B.U.M’s

A casa é famosa pelos drinques, que vão dos clássicos Pina Colada e Cosmopolitans a combinações exóticas - o curioso é que a balada destaca como chamariz a caipirinha, descrita como "bebida à base de cana". O cardápio de comidas é vasto, de entradas a lanches "turbinados", como o que leva três hambúrgueres, queijo, bacon e molho. A casa oferece vale-desconto e um brinde ao comilão que detonar o 'lanchinho', junto com uma dose de uísque, em 25 minutos.


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host