Recife recebe vistoria decisiva da Fifa para poder sediar Copa das Confederações

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Eduardo Martino / documentography

    Com 64% das obras concluídas, a Arena Pernambuco parte para a instalação de cobertura

    Com 64% das obras concluídas, a Arena Pernambuco parte para a instalação de cobertura

Esta terça-feira será um dia decisivo para a participação de Recife na Copa das Confederações de 2013. Sede anunciada, mas ainda não confirmada, a capital de Pernambuco passará por aquela que deve ser a última vistoria técnica antes da decisão final da Fifa sobre os locais que receberão jogos do torneio, já no ano que vem.

Técnicos da própria Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) estarão em Recife para verificar o andamento das obras da Arena Pernambuco. O estádio é justamente a principal preocupação da cidade quanto à Copa das Confederações.

Obras na Arena Pernambuco
Obras na Arena Pernambuco

Devido a atrasos na construção, Recife já recebeu advertências do governo brasileiro e da Fifa. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, disse em agosto, na sua última visita ao Brasil, que a Arena Pernambuco era o único estádio que ainda o preocupava para 2013.

De lá pra cá, porém, o ritmo das obras aumentou. Na segunda-feira, a construção atingiu 64% do seu cronograma. Com isso, cresceu também a confiança de que o estádio estará pronto em fevereiro do ano que vem, assim como a Fifa exige das cidades que querem ser sede o torneio-teste da Copa do Mundo de 2014.

O governo de Pernambuco, que contratou a construção do novo estádio da cidade, confia na conclusão da arena dentro do prazo. O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Ricardo Leitão, deve acompanhar pessoalmente a visita dos técnicos da Fifa ao local e, depois, concederá uma entrevista coletiva para explicar os resultados da inspeção.

O COL, no entanto, adiantou que a decisão final sobre a participação da capital pernambucana na Copa das Confederações não será anunciada na ocasião. A possível confirmação de Recife como sede acontecerá somente em novembro, informou o órgão.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos