Recife prepara mobilidade para Copa, mas "esquece" de terminal para acesso a estádio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Ministério do Esporte/Portal da Copa

    Local da Arena Pernambuco, em Recife, ganhará terminal para desembarque de torcedores

    Local da Arena Pernambuco, em Recife, ganhará terminal para desembarque de torcedores

A preparação de Recife para a Copa do Mundo de 2014 deve reorganizar o sistema de transporte da cidade. Vias para tráfego exclusivo de ônibus (BRTs) e o metrô foram direcionados para o novo estádio da capital pernambucana com o objetivo de facilitar a chegada de torcedores ao local. As pessoas que usarem o transporte público para assistir aos jogos do Mundial devem desembarcar em frente à Arena Pernambuco por um grande terminal projetado para a área. Isso, claro, se esse terminal ficar pronto a tempo.

A obra do Terminal Cosme e Damião é uma das cinco de mobilidade incluídas na lista dos preparativos do Recife para a Copa de 2014. O projeto é relativamente mais simples do que os demais. No entanto, é o mais atrasado.

Obras da Copa
Obras da Copa

No mês passado, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) notificou o governo estadual sobre o atraso do projeto. O documento foi emitido no último dia 17. De acordo com ele, a obra do terminal, que deveria estar 78% executada, estava só 3,77% pronta.

Quem assina essa notificação é o relator do TCE-PE designado para acompanhar todos os projetos da Copa do Mundo em Pernambuco, Valdecir Pascoal. Em entrevista ao UOL Esporte, ele confirmou que a situação do terminal não mudou muito de um mês para o outro. "A obra tinha de estar 80% executada. Está com 5%", disse ele, na última quinta-feira.

CONFIRA O ANDAMENTO DAS OBRAS DE MOBILIDADE DE RECIFE

Obra Responsável Inauguração Andamento
Terminal Cosme e Damião Estado Fevereiro/2013 5%*
BRT Ramal Cidade da Copa Estado Junho/2013 30%
BRT Corredor Norte/Sul Estado Junho/2013 20%
BRT Corredor Leste/Oeste Estado Dezembro/2013 5%
Avenida Via Mangue Prefeitura Setembro/2013 35%
  • *De acordo com o TCE-PE. Governo informa que obra está 10% pronta

Segundo Pascoal, de forma geral, a preparação de Recife para a Copa anda em ritmo adequado. A construção da Arena Pernambuco preocupa mais devido ao curto prazo para sua conclusão –como Recife é sede da Copa das Confederações, tem que entregar o estádio em fevereiro. O restante das obras segue dentro do esperado.

TESTE EM AMISTOSO DA SELEÇÃO

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Recife sediou em setembro um amistoso da seleção brasileira. Ameaçada de ficar fora da Copa das Confederações, a cidade usou o jogo com um teste para o torneio. Entretanto, não se saiu bem. O trânsito da capital pernambuca "deu um nó" horas antes da partida. Já no estádio, comerciantes venderam bebidas ilegalmente

"Tivemos alguns atrasos, mas a preparação está andando", completou. "Um ou outro projeto tem algum problema que nos chama atenção. Um deles é o do terminal."

A obra do Cosme e Damião foi contratada em outubro de 2011. A ordem de serviço para sua realização foi expedida no início de novembro. O projeto já tem financiamento e, portanto, o custo R$ 19 milhões está coberto. Porém, ela não deslancha.

De acordo com o planejamento de Recife para o Mundial, o terminal deveria ficar pronto em fevereiro de 2013. Corredores de ônibus que seriam entregues só dois meses depois, entretanto, estão mais adiantadas.

O governo de Pernambuco é o responsável pela construção do terminal. Segundo o estado, a obra não está esquecida, mas teve seu seu cronograma modificado por alterações no projeto. A Secretaria das Cidades informou que a construção está em ritmo acelerado e será entregue no prazo.

Pascoal, do TCE-PE, disse que é possível, sim, concluir o terminal até fevereiro. Entretanto, disse que técnicos do tribunal já foram encarregados de monitorar a construção devido aos problemas. "Mês a mês, tem gente do tribunal indo verificar o andamento", afirmou. "Espero até o final do ano, as coisas mudem."

Obras na Arena Pernambuco
Obras na Arena Pernambuco

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos