Estádios da Copa entram em fase final de obras e disputam corrida por primeira inauguração

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Faltando pouco mais de 600 dias para o início da Copa do Mundo de 2014, alguns estádios que receberão jogos do torneio entraram em sua fase final de obras. Pelo menos sete arenas já executaram mais de 50% de seu projeto. Duas delas, inclusive, concorrem entre si para saber qual será a primeira do Mundial do Brasil a ser inaugurada.

O Mineirão, em Belo Horizonte, e o Castelão, em Fortaleza, disputam palmo a palmo quem será o detentor desse título. As obras em ambos os estádios já entraram em contagem regressiva para seu encerramento. Uma diferença de dias deve definir qual será a mais adiantada.

De acordo com previsões oficiais, o Mineirão deve ser o primeiro estádio da Copa a ser reinaugurado. A Secretaria da Copa do Estado de Minas Gerais informou que as obras da arena de Belo Horizonte devem terminar no dia 21 de dezembro de 2012.

CONFIRA O ANDAMENTO DAS OBRAS

Estádio Execução Inauguração
Mineirão (Belo Horizonte) 78% 21 de dezembro de 2012
Castelão (Fortaleza) 89% 31 de dezembro de 2012*
Fonte Nova (Salvador) 70% Dezembro de 2012**
Mané Garrincha (Brasília) 76% Fevereiro de 2013
Maracanã (Rio de Janeiro) 66% Fevereiro de 2013
Arena Pernambuco (Recife) 58% Fevereiro de 2013**
Arena Pantanal (Cuiabá) 47% Julho de 2013
Arena da Baixada (Curitiba) 45% Julho de 2013
Itaquerão (São Paulo) 51% Dezembro de 2013**
Arena Amazônia (Manaus) 45% Dezembro de 2013
Beira-Rio (Porto Alegre) 38% Dezembro de 2013
Arena das Dunas (Natal) 33% Dezembro de 2013
  • *Pode ser antecipada para 15 de dezembro
  • **Última previsão do Ministério do Esporte

Dez dias depois, está marcada a inauguração do Castelão. No entanto, o andamento da reforma do estádio de Fortaleza para o Mundial está mais avançado do que a do Mineirão. Por isso, existe a possibilidade de uma antecipação da reabertura da arena para 15 de dezembro deste ano.

A nova data foi citada pelo secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, durante a última visita de membros do Comitê Organizador Local (COL) ao Castelão, em setembro. O governo cearense, entretanto, ainda não trata essa possibilidade como uma previsão oficial. Tanto é que o relógio de contagem regressiva para a reabertura do estádio ainda leva em conta a previsão inicial e firmada em contrato para inauguração: 31 de dezembro de 2012.

A reconstrução do Castelão para a Copa do Mundo já atingiu 89% do seu cronograma. Já a reforma do Mineirão tem pouco mais de 78% do seu projeto pronto.

Depois desses dois estádios, a obra mais avançada é a do Estádio Nacional Mané Garrincha, que está 76% de execução. Esse estádio, inicialmente, deveria estar entre os primeiros da Copa do Mundo a ser reaberto. Sua inauguração estava prevista para dezembro deste ano, mas acabou sendo adiada para fevereiro do ano quem vem.

A Fonte Nova, em Salvador, tem 70% do seu projeto concluído. Mesmo assim, ainda deve ser reaberta em dezembro deste ano, segundo último balanço divulgado pelo Ministério do Esporte.

O Maracanã (66%), no Rio de Janeiro, e a Arena Pernambuco (58%), em Recife, têm que ser abertas até fevereiro de 2013 porque vão sediar jogos da Copa das Confederações, no ano quem vem.

O Itaquerão (52%), em São Paulo, completa a lista dos sete estádios que já têm mais da metade das obras prontas. O estádio da abertura da Copa, porém, só deve ser inaugurado em dezembro de 2013.

Antes dele, devem ser abertas ao público a Arena Pantanal, em Cuiabá, e a Arena da Baixada, em Curitiba. Ambas devem ser inauguradas em julho de 2013.

Para o final do ano que vem, ficam a inaguração da Arena Amazônia, em Manaus, do Beira-Rio, em Porto Alegre, e da Arena das Dunas, em Natal.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos