Curiosidades

Bicampeão 'moral': Pela segunda vez, a seleção terminou a Copa sem sofrer derrotas e não conquistou o título

Bicampeão 'moral'

Pela segunda vez, a seleção terminou a Copa sem sofrer derrotas e não conquistou o título

Bi no apito: Romualdo Arpi dirigiu a final Argentina x Alemanha, segunda apitada por brasileiro

Bi no apito

Romualdo Arpi dirigiu a final Argentina x Alemanha, segunda apitada por brasileiro

Novo estilo: A bola do Mundial de 1986 foi a Azteca, a primeira desenvolvida em material sintético

Novo estilo

A bola do Mundial de 1986 foi a Azteca, a primeira desenvolvida em material sintético

Hora errada: Platini acabou com <br>a invencibilidade de Carlos, que não era vazado a 400 min

Hora errada

Platini acabou com
a invencibilidade de Carlos, que não era vazado a 400 min

  • Só para constar

    O polonês Wladislaw Zmuda jogou sete minutos no Mundial só para igualar o recorde de jogos em Copas (até então só pertencente ao alemão Uwe Seeler, que disputou 21 partidas). Entrou em campo quando seu time perdia de 4 a 0 do Brasil.

  • Ameaça africana

    O Marrocos, dirigido pelo brasileiro José Faria, terminou em primeiro lugar no Grupo F, com uma vitória e dois empates. Tornou-se a primeira seleção africana a passar da primeira fase em Copas do Mundo.

  • Chaminé

    A Dinamarca, que impressionou com um futebol rápido e ofensivo na primeira fase, tinha como destaque Preben Elkjaer-Larsen. Fumante inveterado, Larsen consumia 30 cigarros por dia.

  • Vapt-vupt

    O uruguaio José Batista conseguiu ser expulso aos 55 segundos do jogo contra a Escócia, pela terceira rodada do Grupo E, no dia 13 de junho. Foi a expulsão mais rápida da história das Copas.

  • Superstição inútil

    Para viajar ao México, a seleção italiana exigiu da empresa aérea Alitalia a mesma tripulação que os levara à Espanha quatro anos antes. É que em 1982, a Itália foi campeã. A mandinga não deu certo, e a Itália caiu nas oitavas de final.

  • Prevenidos

    Preocupada com o "Mal de Montezuma", que causa incontroláveis crises de estômago em estrangeiros no México, a delegação da Bélgica levou em sua bagagem 20 mil litros de água mineral e centenas de quilos de queijo holandês.

  • Prenúncio

    Antes das Copas de 1998 e 2006, o Brasil já havia enfrentado um Zidane. Foi o argelino Djamel Zidane, que entrou no segundo tempo da partida em que o Brasil derrotou a Argélia por 1 a 0.

  • Azar duplo

    O alemão Karl-Heinz Rummenigge foi o único capitão a perder duas finais de Copa do Mundo na carreira (para a Itália em 1982 e para a Argentina em 1986).

  • Tragédia na vizinhança

    Onze dos jogadores da seleção soviética eram do Dínamo de Kiev, cidade próxima da usina de Chernobyl, na Ucrânia, que teve um acidente nuclear dois meses antes do desembarque da equipe no México.

  • Substituição

    A Copa de 1986 deveria ter sido disputada na Colômbia, mas o país abriu mão de ser sede, principalmente por problemas econômicos. O México então ganhou uma disputa contra Canadá e EUA e foi escolhido a nova sede.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos