Campeão

No primeiro título mundial da Itália, futebol e política fascista se unem

Itália - Brasão

Itália No primeiro título mundial da Itália, futebol e política fascista se unem

Com o sucesso da primeira edição, no Uruguai, a Copa do Mundo despertou o interesse de dois países europeus. Suécia e Itália queriam organizar o Mundial de 1934, mas por motivos diferentes. A primeira estava de olho nos lucros do evento, enquanto a segunda queria usá-lo para promover o regime fascista.

Os suecos desistiram por falta de condições financeiras. Restou à Itália, comandada por Benito Mussolini, apenas a confirmação do interesse na realização do torneio, mesmo no momento em que uma séria crise institucional se abatia sobre o país.

Na parte técnica e tática, a segunda Copa evoluiu bastante em relação à primeira. Em comparação com o anterior, o Mundial de 34 apresentou um equilíbrio maior entre as seleções. Só não foi melhor porque o campeão Uruguai se recusou a participar em represália contra a ausência de muitos países europeus quatro anos antes, em sua casa.

Mais uma vez dividida, agora entre profissionais e amadores, a seleção brasileira não conseguiu passar à segunda fase, sendo derrotada pelos espanhóis por 3 a 1 logo na estreia. Ao lado do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Egito perderam no duelo inicial, deixando a disputa do título exclusivamente para os países europeus.

Interessado em tirar o máximo proveito político da competição, Mussolini acompanhou pessoalmente todas as partidas da Copa, inclusive a final. Os italianos, pressionados por "Il Duce" (como era conhecido o líder fascista), venceram a Tchecoslováquia por 2 a 1 na prorrogação e ficaram com o título.

Escalação da Seleção

Jogos
5
Gols marcados
12
Gols sofridos
3
Cidades onde atuou
3
Tempo mínimo entre jogos
24h
  • "Como teria sido terrível perder, e como é belo o futebol quando se ganha." Vittorio Pozzo, técnico da Itália, demonstra alívio com o resultado da Copa pouco depois do título

Data Fase Jogos
27/05/1934 Oitavas Itália Itália - Bandeira 7 x 1 Estados Unidos - Bandeira Estados Unidos
31/05/1934 Quartas Itália Itália - Bandeira 1 x 1 Espanha - Bandeira Espanha
01/06/1934 Desempate Itália Itália - Bandeira 1 x 0 Espanha - Bandeira Espanha
03/06/1934 Semifinal Itália Itália - Bandeira 1 x 0 Áustria - Bandeira Áustria
10/06/1934 Final Itália Itália - Bandeira 2 x 1 Tchecoslováquia - Bandeira Tchecoslováquia


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos