Ronald de Boer, ex-jogador da seleção holandesa, critica retranca do time |
Irmão gêmeo de Frank de Boer, assistente técnico da seleção holandesa, Ronald vive no Qatar depois de encerrar a carreira no Al Shamal, e foi à África do Sul como comentarista da Al Jazeera. Atuou como meia ofensivo nos times de 1994 e 1998, e disse sentir saudades do estilo de jogo da equipe laranja naquelas Copas.
Ronald de Boer concedeu entrevista ao jornal espanhol El País, que deu destaque especial a uma das frases do ex-jogador: “A Holanda não me diverte nem um pouco”. Segundo ele, se a seleção holandesa às vezes joga ofensivamente, isso se deve ao seu irmão, ex-zagueiro que jogou no Barcelona e participou da geração talentosa dos anos 1990.
“Antes do Mundial, eles jogaram de maneira assombrosa, mas agora não é excitante vê-los. Jogam com quatro defensores e dois volantes. Há seis homens defendendo, o que é uma novidade no futebol holandês. Na minha época, jogávamos no 4-3-3, e eu subia pela direita”, relembra o jogador que perdeu o pênalti decisivo nas semifinais de 1998 diante do Brasil.
Mas o ex-meia do Ajax e do Barcelona se rendeu aos resultados da seleção holandesa, que não perde há 25 jogos: “A graça é que eles não são derrotados. Na minha época, quando jogávamos mal, perdíamos. E, se jogávamos bem, às vezes também perdíamos”, reconheceu.
Para Ronald, a Holanda passou a ser mais pragmática durante a Copa porque sentiu a pressão. “Antes, Gio [Van Bronckhorst, lateral-esquerdo] subia 20 vezes, e agora sobe três. Der Wiel [lateral-direito] faz o mesmo. Tomara que eles subam para o ataque contra a Espanha, pois será a única maneira de vencer”, alertou.
“Se a Holanda pensa que vai ganhar tocando todas as bolas para Sneijder ou Robben, está equivocada. Eles precisam manter a posse de bola, avançar os laterais e aumentar a movimentação dos jogadores”, opinou de Boer, que comentou ainda a boa fase de Sneijder: “Tudo o que toca, vira ouro. Não está jogando especialmente bem, mas tem sido decisivo”.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito