11/07/2010 - 07h00

Três espanhóis tentam bi mundial após título único entre os sub-20

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

NA LUTA PELO BI MUNDIAL

  • O goleiro titular absoluto Casillas

  • O meia cérebro da seleção Xavi

Pelo menos até a tarde deste domingo, o futebol espanhol celebra em seu retrospecto histórico apenas um título mundial nos torneios da Fifa. Três jogadores presentes neste feito terão a chance de um bicampeonato na decisão da Copa contra a Holanda no estádio Soccer City, em Johanesburgo.

A Espanha tem como sua conquista mais significativa até hoje no futebol o título do Mundial Sub-20 de 1999, disputado na Nigéria. Daquele elenco, o goleiro Iker Casillas, o defensor Carlos Marchena e o meio-campo Xavi figuraram no grupo vencedor naquele torneio.

Na Nigéria, a Espanha mostrou força logo na primeira fase ao derrotar o Brasil da futura estrela Ronaldinho Gaúcho por 2 a 0. Na decisão, a Fúria atropelou o Japão por 4 a 0.

Hoje unanimidade no gol da Espanha, mesmo com bons nomes na reserva como Valdés e Reina, Casillas teve que revezar no gol da seleção de seu país durante o Mundial Sub-20 de 1999 e jogou pouco. Na decisão, ficou apenas na reserva de Aranzubia. Hoje em dia, além de titular, é um dos líderes do time e capitão.

"Todo garoto sempre sonha em poder levantar qualquer título. Para mim será um orgulho muito grande levantar este título como capitão da Espanha. Mas tento me concentrar mais no jogo em si", disse Casillas, um dia antes da decisão.

Por sua vez, Marchena e Xavi foram titulares na maioria dos jogos da campanha vencedora da Espanha no Sub-20 de 1999. O meio-campo do Barcelona, inclusive, marcou um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre Mali na semifinal.

Além do título mundial sub-20, a Espanha conta como principal feito nas competições de seleções a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, em equipe que tinha entre outros o atual técnico do Barça, Pep Guardiola.

Atrás da conquista mais relevante da história de seu futebol, a Espanha entra em campo às 15h30 (horário de Brasília) deste domingo para enfrentar a Holanda na decisão da Copa do Mundo da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host