Themba Hadebe/AP

Com estádio cheio, Mphela comemora gol da vitória da África do Sul sobre a Colômbia

27/05/2010 - 17h41

África do Sul estreia no Soccer City com vitória sobre a Colômbia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os sul-africanos tiveram um bom aperitivo para a Copa do Mundo. Na primeira vez que atuou no Soccer City, palco da abertura e encerramento do Mundial, a seleção anfitriã venceu a Colômbia por 2 a 1, nesta quinta-feira, em Johanesburgo.

Esta foi a nona partida consecutiva sem perder do time de Carlos Alberto Parreira antes da Copa, em casa. O time fará a estreia no Mundial contra o México no Soccer City, dia 11 de junho. Depois, pelo Grupo A, os sul-africanos enfrentarão o Uruguai (16, em Pretória) e a França (22, em Bloemfontein).

Os Bafana Bafana, como são conhecidos, ainda farão mais dois amistosos antes do Mundial. Na próxima segunda, enfrentam a Guatemala, em Polokwane. No dia 5 de junho pegam a Dinamarca, em Pretória.

As vuvuzelas vieram novamente com força, mas por alguns minutos o silêncio tomou conta do estádio. Durante a execução dos hinos nacionais das duas equipes, a torcida não assoprou o instrumento no estádio.

O motivo foi a declaração do chefe-executivo do Comitê Organizador da Copa 2010, Danny Jordaan, à imprensa local, de que os torcedores não estavam respeitando o hino, um dos principais símbolos de um país

Na partida, a seleção local abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo com um pênalti. Modise cobrou e Ospina defendeu. Mas o bandeirinha assinalou que o goleiro se adiantou e mandou voltar a cobrança. Dessa vez, ele fez o gol.

Mas a alegria durou pouco. Três minutos depois, Ramos começou boa jogada no contra-ataque, driblou Khune e foi derrubado pelo goleiro na área. Mais um pênalti marcado. Moreno cobrou e deixou tudo igual.

O duelo foi para o intervalo empatado, mas com o apoio dos torcedores a África do Sul conseguiu chegar ao triunfo. Tshabalala caiu em disputa com Valencia na hora da finalização. O árbitro assinalou pênalti, convertido por Mphela.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host