Zamorano

Iván Luis Zamorano Zamora
Zamorano
Data de Nascimento18/01/1967
NacionalidadeChilena
Local de nascimentoColonia de Maipú
Altura1,78m
Peso73kg
Participações em Copa1 (1998)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Trasandino (CHI): 1986
  • Cobresal (CHI): 1987
  • St. Gallen (SUI): 1988 - 1991
  • Sevilla (ESP): 1990 - 1992
  • Real Madrid (ESP): 1992 - 1996
  • Inter de Milão (ITA): 1996 - 2001
  • América (MEX): 2000 - 2003
  • Colo Colo (CHI): 2003

Ivan Zamorano foi um dos maiores atacantes da história do futebol chileno, e passou perto de tornar-se um dos destaques do mundo em sua geração. Estrela e artilheiro em todas as equipes pelas quais passou no início de carreira, o jogador teve uma ascensão fulminante até chegar ao futebol europeu.

Formado nas categorias de base do Cobresal, Zamorano foi emprestado para o Trasandino logo no primeiro ano como profissional. O sucesso na temporada de estreia fez com que ele voltasse ao seu time de origem.

Em dois anos, Zamorano havia sido goleador em ambos os clubes e foi contratado pelo Bologna, que o repassou para o St. Gallen, da Suíça. Mais uma vez, o chileno ignorou a mediocridade da sua equipe e se destacou ao marcar muitos gols. Com isso, foi contratado pelo Sevilla, onde conseguiu destaque pela primeira vez em um grande centro.

Foram dois anos de boas atuações no Campeonato Espanhol, até que o Real Madrid se interessou pelo seu futebol. Zamorano chegou ao Santiago Bernabéu em 1992. Foram quatro temporadas pelos “blancos”, e muito sucesso, especialmente em 1994/1995. Na ocasião, o chileno fez 28 gols no Campeonato Espanhol e liderou o seu time rumo ao título, além de ter conquistado a condição de artilheiro.

O desempenho destacado chamou a atenção da Inter de Milão, que o contratou a peso de ouro em 1996. A Itália, porém, não fez bem ao futebol de Zamorano. Querido pela torcida, o chileno não jogou mal nos cinco anos em Giuseppe Meazza, mas nunca repetiu a chuva de gols de tempos anteriores.

Parceiro de Ronaldo, Zamorano viveu na pele a pressão da torcida pelo jejum que o time vivia. Com isso, só brilhou com mais intensidade na seleção chilena. Zamorano foi, ao lado de Marcelo Salas, a grande estrela do time que chegou às oitavas de final no Mundial de 1998.

A eliminação para o Brasil não apagou a boa atuação do Chile na Copa, especialmente da dupla de ataque Sa-Za, apelido dado em referência aos nomes dos dois atletas.

Zamorano se despediu da seleção com uma tentativa frustrada de título em 2000, quando liderou um grupo de jovens promessas na busca pelo ouro olímpico. A equipe terminou com o bronze, e o atacante logo deixaria o grupo.

Nos clubes, Zamorano buscou um fim de carreira vitorioso no México, onde defendeu o América por três temporadas. Sem grande sucesso, o atacante voltou ao seu país natal para defender o Colo Colo, mas a experiência foi encerrada prematuramente depois que ele agrediu um árbitro e foi suspenso, decidindo parar em seguida.

Depois da aposentadoria, Zamorano passou a se dedicar, com sucesso, à exploração de sua imagem. Além de ter firmado diversos acordos publicitários rentáveis, o atacante ainda criou a “Cidade Desportiva Iván Zamorano”, que hoje oferece espaço para a prática de várias modalidades em Santiago.

Mais Jogadores da Chile

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host