Philipp Lahm

Philipp Lahm
Philipp Lahm
Data de Nascimento11/11/1983
NacionalidadeAlemã
Local de nascimentoMunique (ALE)
Altura1,70m
Peso65kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeBayern de Munique
Número
16

História

Clubes por onde passou
  • Bayern de Munique (ALE): 2001 - 2005
  • Stuttgart (ALE): 2003 - 2005
  • Bayern de Munique (ALE): 2005 - 2010

Philipp Lahm é considerado um dos melhores do mundo na lateral esquerda, por causa dos seus dribles, passes e cruzamentos precisos. Destro, começou a atuar improvisado no lado esquerdo quando jogava pelo Stuttgart e se firmou na posição.

A troca de lado permite que ele faça uma das suas jogadas características. Quando vai em direção à linha de fundo, costuma surpreender seu marcador com um corte para o meio, seguido de um potente chute com a perna direita.

Lahm é uma das principais armas da Alemanha, que defende desde 2004. O lateral foi convocado pela primeira vez aos 21 anos, depois de passar por seleções das categorias de base. Impressionou logo na estreia. Na vitória de 2 a 1 contra a Croácia, foi um dos melhores em campo. Conseguiu garantir uma vaga entre os titulares na Euro-2004, em Portugal. Apesar da eliminação na primeira fase, Lahm conquistou o seu espaço na seleção alemã. Os jornais da época apontaram o desempenho do lateral como o única aspecto positivo da Alemanha na competição.

O que parecia ser uma trajetória brilhante no futebol ganhou ares dramáticos com duas lesões graves, que deixaram o jogador afastado dos gramados por mais de um ano. Mas ele se recuperou a tempo de fazer parte da surpreendente campanha na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando a seleção chegou em terceiro lugar.

Lahm marcou o primeiro gol da Copa de 2006, na partida de abertura contra a Costa Rica, ao fazer sua jogada tradicional, acertando um potente chute de perna direita depois de dar um corte no seu marcador. As boas atuações lhe renderam uma vaga na seleção dos melhores daquela competição.

Em 2010, o atleta esteve na África do Sul com a seleção alemã. A Alemanha fez uma boa campanha na Copa do Mundo, mas caiu na semifinal diante da Espanha. Mesmo assim, o time ainda acabou na terceira colocação ao bater o Uruguai.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host