Ozil

Mesut Ozil
Data de Nascimento15/10/1988
NacionalidadeAlemã
Local de nascimentoGelsenkirchen (ALE)
Altura1,82m
Peso70kg
Participações em Copa
Título em Copa
ClubeWerder Bremen
Número
8

História

Clubes por onde passou
  • Schalke (ALE): 2005-2007
  • Werder Bremen (ALE): 2008-2010

Mesut Özil é mais um dos jogadores que participaram da campanha do título europeu sub-21 em 2009 a integrar a equipe principal para a Copa de 2010. O meia canhoto se firmou entre os titulares durante as eliminatórias e acrescenta à Alemanha um toque de criatividade no setor em que joga.

Filho de pais turcos, ele foi descartado nas categorias de base do Schalke 04 por ser muito franzino. Anos depois, despontou para o futebol com a camisa do clube, em que começou a brilhar aos 18 anos. Foi vendido aos 19 para o Werder Bremen por 4,3 milhões de euros.

O jogador esguio e habilidoso é conhecido por suas assistências e ainda tem ótimo faro para o gol. Na edição de 2009/2010 do Campeonato Alemão, foram nove gols e 13 assistências para os companheiros do Werder Bremen.

Na seleção alemã, também tem a função de municiar o ataque. Foi o que aconteceu na vitória por 1 a 0 sobre a Rússia, que garantiu a classificação da Alemanha para o Mundial da África do Sul. Depois de jogada individual, Özil deu a assistência para Klose fazer o único gol da partida.

Em 2010, o atleta esteve na África do Sul com a seleção alemã e foi uma das revelações do Mundial. A Alemanha fez uma boa campanha na Copa do Mundo, mas caiu na semifinal diante da Espanha. Mesmo assim, o time ainda acabou na terceira colocação ao bater o Uruguai.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host