Jerome Boateng

Jerome Boateng
Data de Nascimento03/09/1988
NacionalidadeAlemã
Local de nascimentoBerlim (ALE)
Altura1,92m
Peso79kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeHamburgo
Número
20

História

Clubes por onde passou
  • Hertha Berlin (ALE): 2007
  • Hamburgo (ALE): 2007-2010

O futebol está no sangue de Jérôme Boateng, um dos representantes da nova safra do futebol alemão. Filho de pai ganês e mãe alemã, é sobrinho de um ex-jogador da seleção de Gana. Além disso, seu avô materno é primo do lendário Helmut Rahn, que foi um dos destaques da então Alemanha Ocidental na conquista da Copa de 1954, na Suíça. Boateng ainda tem um irmão, o meia Kevin-Prince, que atua no Portsmouth, da Inglaterra.

Campeão europeu sub-21 pela Alemanha em 2009, o lateral-direito foi convocado pela primeira vez no final daquele ano, para as partidas que encerrariam a participação alemã nas eliminatórias, contra Rússia e Finlândia. No jogo contra os russos, que definiu a classificação da Alemanha para a Copa de 2010, Boateng já foi titular da lateral direita e acabou expulso no segundo tempo, perdendo a última partida, contra os finlandeses. Nos dois amistosos seguintes, com Costa do Marfim e Argentina, manteve a titularidade.

Versátil, Boateng também pode jogar na zaga e no meio-campo. As boas atuações no Hamburgo despertaram o interesse de clubes do futebol inglês. Após uma disputa com Manchester United e Arsenal, o Manchester City acertou a contratação do jogador por 12,5 milhões de euros. Ele se apresenta ao novo clube depois da Copa.

Em 2010, o atleta esteve na África do Sul com a seleção alemã. A Alemanha fez uma boa campanha na Copa do Mundo, mas caiu na semifinal diante da Espanha. Mesmo assim, o time ainda acabou na terceira colocação ao bater o Uruguai.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host