Neuer

Manuel Neuer
Data de Nascimento27/03/1987
NacionalidadeAlemã
Local de nascimentoGelsenkirchen (ALE)
Altura1,94m
Peso90kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeSchalke 04
Número
1

História

Clubes por onde passou
  • Schalke (ALE): 2004-2010

O goleiro Manuel Neuer é apontado como uma das principais promessas do futebol alemão. Aos 24 anos, ele vai disputar com Tim Wiese a condição de titular da Alemanha na Copa de 2010, já que René Adler acabou se contundindo e não vai para o Mundial da África do Sul.

Desde cedo, Neuer é tido como um prodígio no Schalke 04, em que está desde os cinco anos. Presença freqüente nas seleções de base, ele ganhou a camisa de titular do clube com apenas 20 anos e se tornou um substituto de Jen Lehmann, que brilhou no Schalke 04 por uma década, entre 1988 e 1998. Em 2007, um ano após se tornar titular no seu clube, Neuer foi considerado o melhor goleiro do Campeonato Alemão.

Seu momento de maior brilho ocorreu no ano seguinte, no confronto do Schalke 04 com o Porto, pela Liga dos Campeões. Depois de fazer defesas milagrosas, o goleiro levou a partida para os pênaltis, defendendo duas cobranças que deram ao seu time uma vaga nas quartas de final da competição.

Neuer também segue os passos de Lehmann na seleção de seu país. Jogou a primeira partida pela Alemanha na goleada de 7 a 2 sobre os Emirados Árabes Unidos, em amistoso de junho de 2009. Apesar dos dois gols sofridos, sua atuação recebeu muitos elogios da imprensa alemã.

Também foi convocado para os dois últimos jogos da Alemanha nas eliminatórias em 2009. Depois, no empate por 2 a 2 com a Costa do Marfim, um amistoso em novembro que acabou servindo para homenagear o goleiro Robert Enke, que havia cometido suicídio pouco antes, Neuer entrou na etapa final, no lugar de Tim Wiese, para fazer a segunda partida pela seleção de seu país.

Em 2010, o atleta esteve na África do Sul com a seleção alemã. A Alemanha fez uma boa campanha na Copa do Mundo, mas caiu na semifinal diante da Espanha. Mesmo assim, o time ainda acabou na terceira colocação ao bater o Uruguai.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host