Rio se prepara para nova 'invasão' e jogo crítico nas oitavas da Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, do Rio de Janeiro

  • REUTERS/Nacho Doce

    Torcedores do Uruguai lotam o trem rumo a Itaquera antes de jogo contra a Inglaterra

    Torcedores do Uruguai lotam o trem rumo a Itaquera antes de jogo contra a Inglaterra

Torcedores fanáticos, duas seleções sul-americanas e um mata-mata de Copa do Mundo. Essa é a receita explosiva da partida de oitavas de final do Mundial de 2014 que o Rio de Janeiro vai receber no próximo final de semana. Colômbia e Uruguai enfrentam-se no Maracanã no sábado, às 17h. Por causa do jogo, o Rio já espera mais uma invasão de turistas e um outro jogo de considerado crítico quanto à segurança.

Isso é o que disse o presidente da Rioeventos, Leonardo Maciel, sobre suas expectativas para a partida. Maciel concedeu uma entrevista coletiva na tarde de terça-feira, horas antes de Uruguai e Colômbia confirmarem sua classificação para a próxima fase da Copa do Mundo de 2014. Ali mesmo, já demonstrou sua preocupação com o jogo.

"Colômbia e Uruguai estão chegando aí", disse ele. "Já estamos nos planejando. Certamente será um dos grandes desafios desta Copa o jogo deste sábado."

Desafio porque Colômbia x Uruguai deve trazer de volta ao Rio de Janeiro milhares de torcedores. Uma verdadeira "invasão" de apaixonados por futebol deve tomar conta da cidade, assim como já ocorreu quando a Argentina (Argentina 2 x 1 Bósnia) e depois o Chile (Espanha 0 x 2 Chile) jogaram no Maracanã.

A Colômbia é o sexto país do mundo que mais comprou ingressos do Mundial. Fica atrás só de Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Inglaterra. Já os torcedores do Uruguai têm promovido um espetáculo nos estádios em cada jogo da Celeste. "Eles [torcedores] devem lotar o Rio de novo. Já temos o Terreirão do Samba [lugar para estacionamento de trailers] preparado para recebê-los", complementou Maciel.

O jogo também deve ser um desafio para a segurança do Maracanã. Nas duas primeiras partidas da Copa no estádio, torcedores sem ingresso de Argentina e Chile acabaram invadindo a arena. No jogo da Argentina, foram pelo menos nove. Já no jogo do Chile, ao menos 88 torcedores. Todos eles queriam muito assistir a uma partida do Mundial, mas não tinham bilhetes para os jogos..

Devido às invasões, o esquema de segurança do Maracanã já passou por modificações. Agora, mais de 3 mil policiais militares e mil seguranças privados trabalham no estádio em dia de jogo do Mundial. Pessoas sem ingresso não podem mais acessar o entorno da arena. Apesar de tudo isso, as autoridades de segurança já admitiram que a proteção do estádio ainda pode ser ampliada.

Até o Exército já foi colocado à disposição dos organizadores da Copa. As Forças Armadas são o efetivo de contingência para a segurança do Maracanã em caso de necessidade. Não há informações de que elas serão usadas no dia em que Colômbia e Uruguai definem quem segue na Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos