Rio tira trailers de Copacabana e leva torcedores a terreirão sem chuveiro

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A farra de torcedores argentinos e chilenos na Praia de Copacabana acabou. A Prefeitura do Rio de Janeiro começou retirar nesta sexta-feira as dezenas de trailers e motor homes estacionados na orla há dias.

Os veículos que estavam parados em frente à praia estão sendo multados pela Guarda Municipal. Alguns estão sendo rebocados por guinchos a serviços da prefeitura. De acordo com o município, todos os carros estacionados logo em frente à faixa de areia estavam parados em local proibido. Por isso, a ação municipal para remoção.

Os torcedores alojados em trailers e carros estão sendo orientados a se mudarem para o chamado Terreirão Samba. A área para eventos fica ao lado do Sambódromo do Rio. Foi aberta nesta tarde para os estrangeiros estacionarem e hospedarem-se. O problema é que o lugar não agradou.

"Aqui não tem chuveiro", reclamou o francês Ruben Henry, de 23 anos, que vive no Chile e veio dirigindo até o Brasil. "Em Copacabana, há banheiros públicos para todo lado. Paga-se pouco e pode-se tomar um banho. E aqui? Como vou ficar aqui se não posso tomar banho?"

Mario Pizarro, de 50 anos, também se queixou. Ele disse que veio de Viña del Mar para o Rio para aproveitar a Copa do Mundo com amigos. Decidiu parar seu motor home em frente à praia porque ali estavam seus compatriotas e porque o "ambiente era fantástico".

Nesta quinta-feira, recebeu uma multa e uma ordem para sair. Chegou ao Terreirão do Samba de tarde. Já pensa em ir embora. "Não faz sentido ficar aqui. Aqui não parece o Rio", afirmou ele. "Se não nos querem no Rio, vou embora para outro lugar. Vou para outra cidade."

Procurada, a prefeitura confirmou que não há espaço para banho no Terreirão do Samba, só sanitários. Declarou também que não é responsabilidade do município providenciar isso.

De acordo com a prefeitura, todos os turistas são responsáveis por sua hospedagem. Devem também seguir as leis do país. Por isso, não poderão manter seus carros em Copacabana.

A prefeitura informou também que a abertura do Terreirão é uma gentileza do município para com os turistas. Todos podem ficar ali sem pagar nada. Agora, o Rio também tem opções de hospedagem, inclusive campings e estacionamentos para trailer. Quem não está satisfeito pode mudar-se para esses locais.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos