Porto Alegre espera 120 mil argentinos. E quer que eles se sintam 'em casa'

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

Porto Alegre se prepara para uma invasão argentina. A partir desta segunda-feira, os 'hermanos' devem se aproveitar da proximidade com a capital gaúcha e chegar em grande número. Segundo o Consulado da Argentina, até 120 mil devem estar presentes no jogo da próxima quarta-feira, contra a Nigéria. E em vez de se mostrar preocupada com a superlotação, a cidade quer que todos se sintam 'em casa'.

"Nosso Estado se caracteriza por gostar muito dos argentinos e uruguaios. Esperamos que eles possam aproveitar ordeiramente esse período na cidade", declarou o secretário de Segurança do Estado, Airton Michels.

Cerca de 5 mil argentinos já estão em Porto Alegre. Hospedados em hotéis, usando carros particulares como dormitório ou em alojamentos coletivos, os gringos tomam casas noturnas, ruas e edições da Fan Fest da Fifa. É cada vez mais comum ter cânticos argentinos em bares ou nas transmissões de jogos na capital gaúcha.

A superlotação não preocupa nem mesmo os responsáveis pela segurança. Segundo o subcomandante geral da Brigada Militar, Coronel Silanus Mello, não se pode generalizar os gringos.

"Nem todo argentino é problemático. Temos um planejamento que não será alterado. Não vamos generalizar a torcida argentina. A imensa maioria sabe se comportar muito bem. A preocupação é em relação a um grupo, os chamados barra bravas, que se conseguirem entrar no Brasil, vamos estar atentos", disse no último sábado.

Em momento algum qualquer autoridade gaúcha buscou antecipar ações ou tornar o clima tenso para chegada dos argentinos. O pensamento é que a proximidade geográfica e cultural possa fazer com que eles se sintam 'em casa'. E, sendo assim, também cuidem mais do patrimônio público.

De qualquer forma, as ações de segurança vão mudar um pouco. O efetivo da Brigada Militar em locais de acúmulo de pessoas será reforçado. Serão pontos estratégicos, como o bairro Cidade Baixa, o entorno do Beira-Rio, do Parque da Harmonia e do Anfiteatro Pôr-do-Sol. Durante o jogo, em vez de apenas agirem quando solicitados, os policiais estarão presentes no meio do público, nas cadeiras do Beira-Rio.

São esperados que cerca de 80 mil cheguem por via terrestre, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Ao mesmo tempo, a Infraero espera número semelhante de desembarques no aeroporto Salgado Filho. Dos ingressos vendidos para a partida Argentina x Nigéria, na quarta-feira, às 13h, 19 mil foram adquiridos por argentinos.

Força na torcida gaúcha

Até mesmo as torcidas organizadas locais devem colaborar na recepção de braços abertos. As torcidas de Grêmio e Internacional têm contatos com lideranças dos clubes argentinos. Ambos os grupos devem receber aficionados amigos nessa passagem por Porto Alegre. Contudo, 10 torcedores considerados violentos presentes na lista de 2,1 mil nomes entregues à polícia brasileira foram impedidos de entrar no país.

A seleção argentina chega a Porto Alegre na noite desta segunda-feira. Na terça, faz o treinamento oficial da Fifa no Beira-Rio. A atividade terá portas fechadas, mas mesmo assim deve reunir muitos torcedores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos