Vídeo amador registra momento da queda de guindaste no Itaquerão; veja

Do UOL, em São Paulo

Um cinegrafista amador flagrou o momento da queda da grua no Itaquerão, nesta quarta-feira, que matou dois funcionários da obra do estádio do Corinthians. As imagens foram divulgadas pelo canal de TV Globonews e pelo portal de notícias G1 e rapidamente espalharam-se pela internet. O UOL Esporte confirmou que o vídeo foi feito pelo arquiteto Márcio Antônio Campos, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano.

No vídeo, nota-se que a queda durou pouco menos de 10 segundos e provocou uma correria entre quem estava no local.

Em entrevista ao canal de TV, Campos explicou que estava na arena acompanhando a visita de um grupo de arquitetos. "No final da nossa visita, essa peça estava sendo içada, e eu tive a curiosidade de verificar o içamento. Na saída, já no estacionamento, eu vi essa viga e ela tava oscilando  e me chamou a atenção. Acabei ligando a máquina e peguei o momento."

Ainda para a Globonews, o arquiteto disse que trabalha como perito particular, mas que não estava executando o trabalho na hora do acidente. "Eu estava apenas como visitante, não teve nenhum convite. Estava como observador fazendo uma visita técnica, sou perito particular."

Com relação à visita, disse que ficou com a impressão de que a obra é "excelente". "Não houve nada que nós tivéssemos visto na visita que fizemos. Foi um imprevisto muito grande. Aparentemente, tudo estava normal, nada que chamasse a atenção."

A tragédia deixou dois mortos: Fábio Luís Pereira, 42 anos, que estava no caminhão atingido pelo guindaste, e Ronaldo Oliveira Santos, 44, que cochilava em uma área atingida pela queda da peça metálica.

O acidente ocorreu no horário do almoço, o que fez com que poucos operários estivessem no local – muitos almoçavam no refeitório.

As obras foram paralisadas e devem ser retomadas na segunda-feira, nos setores que não foram afetados. Nesta quinta, a Defesa Civil manteve a interdição de 30% da área leste, que corresponde a cerca de 5% das obras totais do estádio, onde serão necessárias obras emergenciais para a retirada da estrutura que desabou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon), Antonio de Sousa Ramalho, declarou nesta quinta que um técnico de segurança do Itaquerão fez alerta interno de que haveria risco de desabamento no setor onde ocorreu a queda de peça metálica.

"Eu entrei em contato com um técnico de segurança do estádio horas depois do acidente. Essa pessoa me contou que havia alertado sobre o risco de a grua tombar, que existia risco de acidente. Eles vistoriaram o local e entenderam que não havia risco", acusa o presidente do Sintracon, que também é deputado estadual pelo PSDB.

A Federação Nacional dos Técnicos de Segurança no Trabalho (Fenatest), entidade sindical de âmbito federal, também afirma ter recebido a denúncia.

A construtora Odebrecht nega a existência desse alerta. Em nota, a empresa diz que "não houve nenhum alerta prévio ao acidente" e nega "a ocorrência dos eventos relatados pelo presidente do Sintracon." A nota termina com a Odebrecht reafirmando o que chama de rigor nos procedimentos de segurança do trabalho. "Até essa quarta-feira, a obra havia registrado 9,5 milhões de horas trabalhadas sem acidentes graves."

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos