Valcke volta ao Brasil mais tranquilo e reassume aos poucos gestão do Mundial 2014

Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / Vanderlei ALMEIDA

    Jérôme Valcke: serenidade no retorno ao Brasil e confiança de que o Mundial de 2014 sairá do papel

    Jérôme Valcke: serenidade no retorno ao Brasil e confiança de que o Mundial de 2014 sairá do papel

O capítulo "chute no traseiro" parece estar definitivamente superado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Na sua volta ao Brasil, na última quarta-feira, para o anúncio oficial da tabela da Copa das Confederações de 2013, o dirigente apresentou semblante sereno e cortou qualquer indício de tom crítico das suas declarações. Chegando a brincar em alguns momentos com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com quem trocou farpas recentemente, o secretário provou que está reassumindo aos poucos a gestão da Copa do Mundo de 2014.

RELEMBRE A POLÊMICA

  • Reuters

    No início de março, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que os organizadores da Copa de 2014 precisavam de um "chute no traseiro". A declaração criou uma crise entre Fifa e governo federal. O ministro Aldo Rebelo chegou a pedir o afastamento de Valcke das negociações sobre a Copa, mas depois aceitou as desculpas do francês

Na época da crise entre a Fifa e governo federal, Valcke chegou a cancelar uma viagem ao Brasil. Joseph Blatter, presidente da Fifa, teve que vir ao país dar explicações ao governo. O incômodo, porém, parece ter sido resolvido e o secretário-geral da entidade máxima do futebol está novamente comandando a preparação do Mundial de 2014.

Além de passar tranquilidade ao Brasil nas questões delicadas envolvendo prazos, Valcke deixou claro que a Copa do Mundo de 2014 pode acontecer mesmo sem 100% das obras concluídas. Prova de que a relação tensa de outrora mudou de sintonia. Sentados lado a lado durante o evento da última quarta-feira, Valcke e Rebelo trocaram algumas palavras na entrevista coletiva e brincaram em diversas oportunidades.

Em uma delas, o ministro do Esporte dizia que não era de sua alçada discutir o preço dos ingressos da Copa, quando foi prontamente interrompido e elogiado por Jérôme Valcke. "O Aldo está sendo humilde. Na verdade, ele lutou muito para proteger aqueles que não podem pagar pelos ingressos da Copa do Mundo. Tivemos inúmeras discussões sobre isso e sua participação é muito importante", afirmou.

Com a melhora do ambiente entre as partes, Jérôme Valcke irá cumprir compromissos fundamentais em sua agenda envolvendo a preparação do Mundial até o final do ano. Na semana do dia 25 de junho, o dirigente fará a vistoria dos estádios em Natal, Recife e Brasília. Em 29 de agosto, reunião com a diretoria do Comitê Organizador Local (COL) no Brasil. O secretário-geral ainda estará presente na reunião da Fifa para a Copa do Mundo, em 26 de setembro, e no sorteio da Copa das Confederações, em 1º de dezembro, em São Paulo, tudo para aparar as arestas e fazer o sonhado Mundial sair cada vez mais do papel.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos