Ministro do Esporte oficializa pedido de afastamento de Valcke em carta à Fifa

Do UOL, em São Paulo

  • Flavio Florido/UOL

    Aldo Rebelo não quer mais tratar do Mundial com secretário-geral da Fifa

    Aldo Rebelo não quer mais tratar do Mundial com secretário-geral da Fifa

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviou nesta segunda-feira à Fifa uma carta pedindo o afastamento do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, das negociações sobre a Copa do Mundo de 2014. Na carta, o ministro diz que o governo brasileiro não pode mais aceitá-lo como interlocutor após suas declarações sobre a preparação do país para o Mundial.

Na última sexta-feira, Valcke afirmou que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la. Disse também que organizadores do Mundial precisavam de "um chute no traseiro".

    VALCKE PEDE DESCULPAS AO BRASIL

  • O secretário-geral da Fifa, o francês Jeróme Valcke, deu resposta imediata após o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviar à Fifa (Federação Internacional de Futebol), um pedido oficial de seu afastamento como interlocutor para assuntos da Copa-2014.

    O dirigente francês enviou um pedido formal de desculpas ao governo brasileiro na noite desta segunda-feira após dizer que o país merecia "um chute no traseiro" para acelerar os andamentos das obras para o Mundial.

No sábado, Aldo Rebelo convocou uma entrevista coletiva para anunciar que não aceitaria mais Valcke como interlocutor da Fifa para assuntos ligados à Copa de 2014. A carta desta segunda-feira oficializa a posição.

Confira a integra da mensagem:

Brasília, 5 de março de 2012

A Sua Excelência o Senhor

JOSEPH SEPP BLATTER

Presidente da Fifa

Lausanne-Suíça

Senhor Presidente,

1.       Ao longo dos últimos anos, especialmente com a aproximação da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil, as relações entre o Governo Brasileiro e a Fifa têm se pautado pelo mais alto nível de respeito, cordialidade e reciprocidade.

2.       O Brasil sempre se portou, tanto na candidatura como na organização do mundial, de forma correta e consciente da sua capacidade de realizar a XX Copa do Mundo de Futebol.

3.       Assim sendo, recebemos com espanto as inapropriadas declarações do senhor Jérôme Valcke nos últimos dias à imprensa internacional. A forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa.

4.       Diante desta realidade, o Governo Brasileiro não pode mais aceitar, nas suas tratativas com a Fifa, o Senhor Jérôme Valcke como interlocutor durante a preparação desse mundial.

5.       Estamos empenhados e confiantes na construção de uma grande Copa.

Com apreço,

ALDO REBELO

Ministro de Estado de Esporte

Governo da República Federativa do Brasil

CONFIRA O QUE DISSERAM ALGUNS POLÍTICOS SOBRE A FRASE DE VALCKE

Romário, Deputado Federal "Quando o Valcke usou a expressão 'dar um chute no traseiro', considerei mal colocada e no mínimo mal educada"
Álvaro Dias, Senador "Não fosse um desrespeito ao Brasil a expressão por ele utilizada, não fosse uma afronta à dignidade nacional quando ele se refere a chute, eu gostaria até de emprestar a ele a chuteira que eu já dependurei há algum tempo, porque, evidentemente, não fosse o desrespeito, nós teríamos que apoiá-lo relativamente ao que diz"
José Sarney, Presidente do Senado "O Aldo Rebelo não falou somente em seu nome, nem do ministério nem do governo brasileiro, falou em nome de todo o povo brasileiro e do nosso sentimento dessa intromissão indevida"
Renan Filho, Dep. Federal e pres. da Comissão da Lei Geral "Manifesto meu repúdio em relação às declarações feitas pelo secretário- geral da FIFA, Jérôme Valcke a respeito da organização das Copas do Mundo e das Confederações no Brasil. Nenhuma instituição, governo ou pessoa está livre de críticas. Contudo, enquanto interlocutor da FIFA com o governo brasileiro, é inadmissível que o secretário-geral faça uso de expressões inconsequentes, deselegantes e de linguajar chulo"
Marco Maia, pres. da Câmara "É uma declaração que merece na verdade que a gente dê um chute daqui para lá. De volta. E que repudie qualquer tipo de declaração desse nível em relação à preparação da Copa pelo Brasil"
Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos