Valcke dispara contra organização da Copa: "As coisas não estão funcionando no Brasil"
DO UOL, em São Paulo
-
Fabrice Coffrini/AFP
Jérôme Valcke demonstrou impaciência com preparativos da Copa e fez duras críticas ao Brasil
- SEIS DAS SETE OBRAS DE PORTOS NÃO COMEÇARAM
- CONSTRUTORA ASSEGURA BEIRA-RIO NA COPA 2014
- MARACANÃ RECEBE VISITA DE RONALDO E BEBETO
A Fifa está insatisfeita com os preparativos da Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira, o secretário geral da entidade máxima do futebol, Jérôme Valcke, reclamou dos atrasos das obras dos estádios, do sistema hoteleiro e de transportes e disparou contra a organização do Mundial no Brasil.
"Eu não entendo por que as coisas não estão se movendo. Os estádios não estão dentro no cronograma, e por que tantas coisas estão atrasadas?" perguntou. Segundo ele, o Brasil precisa "se mexer", e os organizadores da Copa precisam "levar um chute no traseiro e entregar essa Copa do Mundo".
"Lamento dizer, mas as coisas não estão funcionando no Brasil. Existem essas discussões intermináveis sobre o projeto Copa do Mundo. Deveríamos ter recebido esses documentos assinados até 2007 e estamos em 2012", afirmou.
Valcke deu as declarações na Inglaterra, onde está para a reunião anual da International Fifa Football Association Board, o órgão legislativo da entidade. O secretário criticou ainda a burocracia para aprovar as leis da Copa e ate a longa discussão sobre a liberação de bebidas nos estádios.
A falta de hotéis em cidades como Salvador e Manaus também é motivo de preocupação da entidade. "Não tem hotéis suficientes em todos os lugares. Você tem mais do que suficiente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas se você pensar em Manaus, você precisa de mais".
Segundo Valcke, a prioridade no país é que a seleção brasileira vença o Mundial, e não organizar uma boa Copa. "As prioridades da África do Sul foram para organizar a Copa do Mundo, não ganhar. Parece que o que todo o Brasil quer fazer é ganhar, e isso precisa mudar."