Anúncio da Copa das Confederações tem série de gafes e Rio Grande do Sul fora do mapa

Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Celso Pupo / Fotoarena

    Bebeto foi um dos participantes do evento e protagonista de algumas gafes na manhã desta quarta-feira

    Bebeto foi um dos participantes do evento e protagonista de algumas gafes na manhã desta quarta-feira

O concorrido anúncio da tabela da Copa das Confederações 2013, realizado nesta quarta-feira, em um hotel da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, contou com alguns fatos curiosos durante a solenidade. Entre gafes protagonizadas pelos participantes, o estado do Rio Grande do Sul não apareceu no mapa do Brasil quando as seis sedes - Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador - foram divulgadas no telão.

FAÇA O DOWNLOAD DA TABELA

  • Divulgação

Imediatamente, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chamou a atenção da organização. "Porto Alegre está fora da Copa das Confederações, mas ainda está no Brasil. Peço atenção. É preciso rever esse mapa", disse.

Entre problemas com microfones e traduções, o Japão foi colocado como campeão da Conmebol em determinado trecho da entrevista coletiva, sendo que a organização comanda apenas o futebol Sul-americano. A Copa das Confederações vai contar com oito seleções: Brasil (país-sede), Espanha (campeã do mundo), Uruguai, México e Japão (campeões continentais). Os representantes de África, Europa e Oceania ainda serão conhecidos.

Tetracampeão mundial e membro do Comitê Organizador Local (COL), Bebeto sofreu com os microfones. Um interlocutor do evento chegou a brincar com o ex-jogador dizendo ser mais fácil fazer gol do que falar ao microfone naquele instante. Simpático, Bebeto apenas sorriu. Quando perguntado sobre o palpite para a decisão do evento teste, o eterno camisa 7 apostou em Espanha e Argentina. Logo em seguida, corrigiu e incluiu o Uruguai, já que a Argentina não está classificada para a competição.

Em certo momento, um problema técnico parou de vez a tradução simultânea. Instante para Walter de Gregório, diretor de comunicação da Fifa, divulgar mais uma vez um curso de idiomas parceiro da entidade para a Copa do Mundo. Aldo Rebelo emendou. "Quero deixar claro que isso não é culpa do governo (risos)", disse.

A ausência de Ronaldo Fenômeno não foi explicada. Membro do COL, o ex-jogador teve seu nome incluído no convite para o evento, mas não apareceu.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos