REUTERS/Paulo Whitaker

Ao lado do médico José Luis Runco, Elano confirma que está fora das quartas

30/06/2010 - 08h29

Elano sofre com edema ósseo, perde jogo com a Holanda e tem Copa ameaçada

Alexandre Sinato e Bruno Freitas*
Em Johanesburgo (África do Sul)

A presença do meio-campo Elano na reta final da Copa do Mundo está ameaçada. Este é o quadro que a comissão médica da seleção brasileira apresentou nesta quarta-feira em entrevista junto ao jogador, que está oficialmente descartado para a partida contra a Holanda na sexta-feira, pelas quartas de final.

Elano sofreu uma forte pancada no segundo jogo da seleção na Copa, na vitória sobre a Costa do Marfim no Soccer City. Na oportunidade, o meio-campo acabou deixando a partida chorando e amparado por membros da comissão técnica. Desde então, foi desfalque nas partidas diante de Portugal e Chile.

Nas últimas duas partidas, a vaga de Elano no meio-campo da seleção foi ocupada pelo lateral direito Daniel Alves. Na última terça, durante treino físico no Hotel Fairway, o jogador deixou a prática na metade, com dores.

“O Elano teve um traumatismo no jogo do dia 20. A imagem na televisão foi bastante forte. Ele teve inicialmente uma evolução muito boa, aumentamos a carga de trabalho. Mas ontem (terça) apresentou um novo incômodo, quando a gente forçou o trabalho. Aí, partimos para o exame de imagem e constatamos o edema no osso, que não é fratura”, explicou José Luís Runco, médico responsável pela seleção brasileira.

TCHAU TCHAU SOSSEGO

  • Richard Heathcote/Getty Images

    Seleção brasileira deixará o clima tranquilo do Fairway Hotel, situado num clube de golfe isolado

“Ele não apresenta nenhum sinal de incapacidade, é mais um problema no momento de desaceleração da corrida, aí incomoda. Não há um tempo definido de recuperação, pode ser no final desta semana. Por enquanto, vamos fazendo trabalho físico”, concluiu Runco, afirmando ainda que o jogador mantém chances de voltar a jogar no Mundial.

O médico da seleção ainda rebateu o equívoco de diagnóstico a respeito do tempo exato para a realização do exame, afirmando que a decisão pelo teste aconteceu após a regressão do quadro do jogador.

Diante do quadro esmiuçado pelo médico da seleção, Elano admitiu a tristeza com a probabilidade de não voltar a jogar na Copa, mas admitiu que trabalhará apoiado nas chances de recuperação.

“Não vim aqui para me lamentar. Não estou descartado, tenho esperança de voltar”, disse Elano. “Quando chego no quarto, sinto aquela tristeza. Mas vou trabalhar e contar com o apoio das pessoas que se importam comigo aqui. Tô com dor, tô querendo voltar, mas eu não posso. Por isso, é melhor deixar outros jogadores ”, emendou o jogador.

O meio-campista indicou que é preciso maior rigor da arbitragem e da Fifa para punir entradas duras, como foi a do marfinense Tiote na sua perna. "Não gosto de reclamar, mas esse tipo de violência precisa ser analisado. As pessoas falam da bola, sobre usar vídeo para ver se foi ou não gol, mas eu queria dizer ao árbitro: você nem marcou falta."

Sem Elano, o Brasil volta a jogar pela Copa do Mundo na próxima sexta-feira, às 11h (de Brasília), quando enfrenta a Holanda na cidade de Port Elizabeth, em confronto válido pelas quartas de final. O vencedor da partida terá como adversário na semifinal o ganhador do duelo entre Uruguai e Gana.

 *Atualizado às 12h55

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host