Getty Images

Cristiano Ronaldo e David Villa, estrelas de Portugal x Espanha

28/06/2010 - 12h08

Espanha x Portugal fazem o melhor jogo da Copa, segundo a Fifa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

ABRE ASPAS: ESPANHA

Fernando Torres
Todo mundo sabe que a Espanha pode dar mais. Todos que estão aqui já passaram por grandes momentos, fizeram grandes partidas. O melhor ainda está por vir
Sergio Ramos
Gostaria de encontrá-los mais à frente, mas o cruzamento vem agora e faremos tudo para eliminar Portugal. Sinto por Pepe e por Cristiano Ronaldo, mas faremos as pazes depois
Juan Mata
Portugal não é só Cristiano Ronaldo. Ele é a estrela, mas Portugal tem muito mais
Del Bosque
Acho que Cristiano Ronaldo vai cair no lado do Sergio Ramos. Vamos montar um time equilibrado para que isso não seja um problema. O perigo é dar espaço. Se nós tirarmos esse espaço, podemos controlá-lo

Responda rápido: qual o melhor jogo da Copa do Mundo? Você pode responder Alemanha x Inglaterra ou sonhar com uma final Brasil x Argentina. Mas, para a Fifa, não há dúvida: se você levar em conta o ranking da entidade máxima do futebol e sua última festa de premiação, ninguém ganha de Espanha x Portugal, clássico ibérico que fecha as oitavas de final do Mundial sul-africano, nesta terça-feira, às 15h30, no Green Point, na Cidade do Cabo.

A Espanha foi líder do ranking mundial da Fifa desde novembro. Só foi superada na penúltima lista antes da Copa, pelo Brasil, e caiu para segundo. Já Portugal é a terceira colocada na classificação desde abril, após superar a Holanda, também em abril. Os lusos estão à frente de potências como Alemanha, Inglaterra ou Argentina.

Muito mais do que isso, porém, as premiações da Fifa, no ano passado, foram dominadas por espanhóis ou portugueses – ou melhor, por espanhóis e Cristiano Ronaldo. O astro do Real Madrid, melhor do mundo em 2008, foi também o segundo colocado em 2009, atrás apenas do argentino Lionel Messi.

Na lista final de cinco atletas que podiam ser eleitos os melhores do mundo em 2009, no entanto, estavam dois jogadores muito importantes do time de Vicente Del Bosque: os meio-campistas Xavi e Iniesta. Os dois ficaram atrás de Messi e Ronaldo na votação.

Além disso, a Espanha foi a base da seleção dos melhores do mundo, que a entidade anunciou na mesma festa. O melhor goleiro do mundo foi Casillas, Xavi e Iniesta comandaram o meio-campo e Fernando Torres era um dos atacantes eleitos, ao lado de Cristiano Ronaldo.

Para ter ideia do domínio luso-espanhol, a Inglaterra foi o único país que teve mais de um representante - dois, com Terry e Gerrard. Brasil (Daniel Alves), Argentina (Messi), Sérvia (Vidic) e França (Evra) só tiveram um representante cada.

ABRE ASPAS: PORTUGAL

Simão
A Espanha tem que se preocupar com Portugal. Temos uma seleção muito forte, que vai criar tantas ou mais dificuldades que o Brasil. Nós sabemos das nossas qualidades
Deco
A Espanha foi a última campeã da Europa, tem jogadores fantásticos. Tem um grupo que vem desde 2008 jogando junto, com jogadores muito bons. Nós temos chances e será tão complicado para eles, como para nós
Carlos Queiroz
Acredito que a disputa nas oitavas está com 50% para cada lado, porque alguns jogadores têm um pouco mais de técnica, outros são mais organizados, mas no fim a tensão e a emoção são iguais para todos

Como não poderia deixar de ser, os jogadores estrelas de cada uma das seleções devem ser os alvos dos técnicos rivais. Para os portugueses, a preocupação é limitar a ação do meio-campo espanhol. A tarefa de Carlos Queiroz é fazer com que Pepe, Tiago e Raul Meireles anulem a criação de Xavi e Iniesta, para que Villa, o maior artilheiro da Espanha em Copas do Mundo, siga com dificuldades para receber a bola.

Já para Del Bosque, o problema é como parar Cristiano Ronaldo. O jogador ainda não brilhou na África do Sul, mas, contra a Coreia do Norte, acabou com um jejum de 17 meses sem marcar com a camisa da seleção portuguesa. Como deve ser escalado no ataque por Queiroz, Ronaldo deve ser marcado por Sergio Ramos, seu companheiro de Real. E os dois já começaram a trocar provocação, via mensagens de texto do celular.

As lesões também preocupam as duas equipes. Portugal não deve contar com Duda e Danny, que foram titulares contra o Brasil no esquema defensivo montado por Queiroz – as vagas de titular devem ficar com Simão Sabrosa e Hugo Almeida, jogando o time mais para o ataque. Já a Espanha deve ficar sem Xabi Alonso, que levou uma pancada dura de Ponce no jogo contra o Chile. O preferido para substituir o volante do Real é Javi Martinez – mas o treinador pode sempre surpreender e aumentar ainda mais o poder de criação de seu meio-campo, usando Fábregas.

Curiosamente, é o primeiro confronto dos vizinho em Copas do Mundo. Quem será que vai levar a vaga nas quartas de final?

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host